Existem diversos tipos de inteligência: habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias, usar a linguagem e aprender. É o que explica a neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner. A inteligência, ela diz, pode ser caracterizada pela adaptação a um novo ambiente, ou pela capacidade de estabelecer relações saudáveis, ou de ter pensamentos produtivos, originais, criativos e utilizá-los para resolver problemas do dia a dia.
Leia Mais
Atividade física ajuda a conservar o cérebro jovem, diz estudo Anorexia pode reduzir o tamanho do cérebro, diz estudo Pequenos descansos ajudam o cérebro a aprender coisas novasTécnicas de aprendizagem e memorização: como aumentar potencial do cérebro Gene da inteligência: como a genética influencia no QIPandemia pode levar a aumento de transtornos mentais, diz especialista'Como descobri que meu filho é superdotado': sinais de altas habilidadesPessoas com deficiência intelectual: alerta sobre alimentação balanceadaEntidade mundial identifica 2 mil brasileiros superinteligentesSequenciamento genético possibilita descobrir características dos ácarosMédicos descobrem relação entre ter equilíbrio e longevidade
A memória, por sua vez, é dividida em duas grandes formas: explícita e implícita. O hipocampo é necessário para a formação das memórias explícitas, ao passo que várias outras regiões do cérebro, incluindo o estriado, a amígdala e o nucleus accumbens, estão envolvidos na formação das memórias implícitas.
A formação de todas as memórias requer alterações morfológicas nas sinapses: novas sinapses devem ser formadas ou antigas precisam ser fortalecidas, ou seja, as sinapses são moldáveis e quanto mais utilizadas criam novos mapas mentais dentro da circuitaria neural, promovendo seu fortalecimento através dos neurônios receptores de NMDA.
"Portanto, a neuroplasticidade é a forma que o cérebro encontra diante do novo para aprender e se adaptar guardando a informação, criando um repertório de protocolos comportamentais no hipocampo", pontua Roselene.
Hipocampo é uma estrutura cerebral com formato semelhante a uma concha de caracol. Tem um terço do tamanho de um chiclete, mas é crucial para a formação da memória, que é um componente fundamental da inteligência.
"Tudo o que aprendemos ao longo do ciclo vital está armazenado de alguma forma. A eficácia com que você acessa esses arquivos mentais é que define sua velocidade no processamento e resgate tardio dessa informação - memória. Quanto mais estímulo, como estudos, leitura, informação, formação, mais sua memória é treinada e performa melhor."
Dicas: o cérebro precisa funcionar em cinco níveis básicos para uma vida sadia e funcional:
- Sono fisiológico e noturno;
- Alimentação balanceada;
- Estudo e trabalho;
- Atividade física;
- Lazer, diversão.