De acordo com Antonio Condino-Neto, presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, a triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho é importante para os recém-nascidos e deve sempre ser colocada em primeiro lugar.
Leia Mais
Como foi descoberta fórmula de leite que salva bebês desde 1860Tecnologia poderá diagnosticar Alzheimer com apenas um exameMédicos descobrem relação entre ter equilíbrio e longevidadeTeste da bochechinha: exame que identifica mais de 340 doenças genéticas Vale do Jequitinhonha: caravana falará sobre doenças raras Tatuador desenvolve projeto voltado para mulheres que fizeram mastectomiaImportância: o teste do pezinho permite identificar doenças graves assintomáticas ao nascimento e que podem causar sérios danos à saúde, caso não sejam diagnosticadas e tratadas precocemente.
Valor e obrigatoriedade: o teste do pezinho é gratuito e obrigatório por lei em todo o território brasileiro.
Período e público-alvo: o teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e 5º dia após o nascimento do bebê, pois as primeiras horas de vida de um recém-nascido são determinantes para a eventual descoberta de enfermidades, especialmente, doenças relacionadas à imunodeficiência primária.
Local: o teste do pezinho pode ser feito diretamente nas maternidades, logo após o parto e antes da alta hospitalar. Porém, é preciso checar se a maternidade em questão oferece o exame. Caso contrário, é possível realizar o teste do pezinho nos postos de saúde do município.
Nova lei: até maio de 2021, o teste do pezinho englobava apenas seis doenças, mas o projeto de lei que foi sancionado pelo Governo Federal, ampliou o número de doenças rastreadas para 50. O Sistema Único de Saúde (SUS) ficou responsável por implementar o Teste do Pezinho Ampliado ao longo de quatro anos.
Tipo de exame: os pais devem ficar atentos ao tipo de exame que é fornecido na cidade de origem e procurar saber dos testes oferecidos na rede privada também. É preciso se informar sobre o número de doenças incluídas.
Leia também: Cresce demanda por testes do pezinho no Brasil.
Leia também: Cresce demanda por testes do pezinho no Brasil.