Cada vez mais a ciência aponta a relação entre a prática de yoga e a melhora na qualidade de vida. Segundo uma pesquisa internacional, realizada por cientistas do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do ABC, e da Harvard Medical School, o yoga está relacionado a benefícios para a memória, atenção e outros processos cognitivos. De acordo com Francisco Kaiut, criador do método Kaiut Yoga, além de beneficiar o cérebro, a prática também é responsável por outras vantagens para a terceira idade, como o relaxamento e a capacidade de diminuir dores crônicas.
Harmonização corporal ganha cada vez mais popularidade
Reduzir gordura indesejada, diminuir a flacidez e remover estrias são alguns dos objetivos associados à harmonização corporal, termo que se refere a uma série de técnicas estéticas minimamente invasivas aplicadas com o objetivo de promover uma musculatura corporal mais definida. “As áreas mais requisitadas para os procedimentos são abdômen, costas, quadris e flancos”, diz a dermatologista Bianca Gastaldi. “Quando a técnica é procurada com o fim de reduzir medidas, é essencial que seja associada à prática de exercícios físicos e a uma alimentação balanceada para que o objetivo estético desejado seja atingido”, conclui.
Secreção nas mamas é sinal de câncer?
A descarga papilar é a saída de secreção espontânea do mamilo, ou seja, uma eliminação sem necessidade de estimulação local. A reclamação é comum nos consultórios médicos e o fato de ser um dos sintomas do câncer de mama, acaba gerando dúvidas e receios. Entretanto, a secreção pode ser considerada um achado normal e benigno, associado ao período menstrual ou aos fluxos papilares durante a fase gestacional. Se houver secreção nas mamas, independentemente de seu aspecto, exige do médico mastologista uma investigação mais detalhada, pois pode ser um sinal precoce de neoplasia.
Fertilização in vitro após os 40 anos: é possível?
As taxas de sucesso da fertilização in vitro (FIV) são afetadas pelo processo de envelhecimento. Para se ter uma ideia, a chance de gravidez na FIV com óvulo próprio aos 44 anos é apenas de 5% e aos 45 anos é menor que 1%”, explica Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana. Mulheres com reserva ovariana acima da média ou que congelaram os óvulos anteriormente são exceção à regra. Porém, para mulheres que querem engravidar em idade avançada e não se enquadram nesses casos excepcionais, a boa notícia é que é possível, sim, optar pela FIV por meio da ovorrecepção – que consiste no uso de óvulos doados para a realização do procedimento.
Exame de sangue e depressão na gravidez
A depressão durante e após a gravidez afeta até 20% das mulheres grávidas. Um novo estudo, publicado no periódico Translational Psychiatry, destaca que é possível prever o risco de depressão na gravidez por meio de um exame de sangue. Segundo a pesquisa, os sinais de inflamação no sangue predizem e identificam de forma confiável a depressão grave na gravidez. A análise da equipe estabeleceu um conjunto de 15 marcadores biológicos encontrados no sangue que podem prever se as mulheres grávidas apresentarão sintomas depressivos significativos, com 83% de precisão.