A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, na segunda-feira (27), a suspensão temporária da comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras, por causa de reclamações sobre cobertura assistencial. A venda fica proibida a partir da quinta-feira (30) e só poderá ser retomada quando as operadoras apresentarem melhora no desempenho assistencial.
Leia Mais
'É como implorar para me manter viva': a luta de pacientes com planos de saúde por quimioterapia oralPlanos de saúde vão cobrir novos tratamentos a partir de abril; veja quais Tratamento cirúrgico para diabetes segue sem cobertura dos planos de saúdeA suspensão da venda é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o acesso dos usuários de planos de saúde às coberturas contratadas. A ANS analisa as reclamações sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, ou negativa de cobertura assistencial.
Leia também: ANS aprova incorporação de seis terapias contra câncer em rol de planos
No primeiro trimestre deste ano, entre os dias 1º de janeiro e 31 de março, foram analisadas 37.512 reclamações. Os resultados do monitoramento são divulgados trimestralmente.
Os planos de saúde que deixam de apresentar risco à assistência à saúde são liberados para retomar a comercialização. Além dos que tiveram a comercialização suspensa, a ANS informou que quatro planos de três operadoras poderão ser vendidos novamente.
Leia também: Planos de saúde começam a rejeitar tratamentos após decisão do rol taxativo.
A lista completa dos planos suspensos e dos que tiveram a comercialização liberada está em nota da ANS.