O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil chega a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A secretaria confirmou ontem o sexto caso no estado. Agora, são cinco ocorrências na capital e uma na cidade de Maricá, no Grande Rio.
Já Minas Gerais confirmou o seu primeiro caso, um homem com 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 deste mês. Segundo a Secretaria de Saúde mineira, trata-se de um caso 'importado'.
Leia Mais
Varíola dos macacos: três erros do passado que podem ser evitados agoraVaríola do macaco: pedidos disparam em único laboratório com vacinaMinistério da Saúde confirma nono caso de varíola dos macacos no paísVaríola dos macacos: especialista explica tudo sobre a doença Varíola do macaco: Ministério da Saúde confirma 2º caso suspeito no DF"O paciente está estável, em isolamento domiciliar. Os contactantes estão sendo monitorados e, até o momento, não houve identificação de caso secundário", informa a nota.
Leia mais:
Leia mais:
Varíola dos macacos: sintomas e prevenção
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem 28 casos confirmados. Somando-se os dois registros do Rio Grande do Sul e os do Rio e de Minas, o Brasil chega a 37 casos.
O primeiro caso de varíola dos macacos em Minas Gerais foi confirmado nessa quarta-feira (29/6). Trata-se de um homem de 33 anos, que chegou da Europa no domingo (26/6). Ele está estável e em isolamento domiciliar em Belo Horizonte.
Além da infecção comprovada, Minas investiga três casos suspeitos. Eles foram constatados em moradores de Varginha, Pará de Minas e Juiz de Fora. Nenhum deles viajou ao exterior, mas vale lembrar que já há a comprovação de transmissão local da varíola dos macacos no Brasil.