A maioria das mulheres tem, mas gostaria de não ter. De acordo com guia do Ministério da Saúde sobre patologias, celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que é o acúmulo de gordura embaixo da pele. É caracterizada pelo aspecto ondulado da pele, tipo "casca de laranja", em algumas áreas do corpo. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal.
Leia também:
Ácido hialurônico: os riscos e contraindicações do produto que virou hit contra rugas
Leia Mais
Bebidas destiladas podem causar infarto em dias de temperaturas baixasDormir mal vira fator de risco para saúdeSupressão menstrual pode ser aliada para a qualidade de vida da mulherLipedema, você sabe o que é? Descubra o impacto na vida da mulherO que é lipedema, inflamação que se confunde com celulite e causa dorCandidíase de repetição afeta cerca de 80% das mulheresTô sem fazer cocô: por que algumas pessoas não vão ao banheiro fora de casaA nutricionista Dani Borges lista alguns cuidados que podem ajudar na prevenção da celulite:
- Evitar açúcar, fritura, álcool e alimentos processados, ultra processados e industrializados (biscoitos, refrigerantes, embutidos)
- Praticar musculação e fazer cardio moderado
- Beber muita água
- Aumentar o consumo de proteínas
- Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e de ação anti-inflamatória (gengibre, frutas cítricas, cúrcuma, vegetais, frutas vermelhas, chá verde e cavalinha)
- Adicionar alimentos fontes de ômega 3 (chia, linhaça, salmão)
A nutricionista lembra que o principal fator para a melhora da celulite é a dieta. Assim, é necessário o acompanhamento profissional para que os resultados sejam ainda melhores.