Jornal Estado de Minas

PESQUISA

Armas de paintball podem causar lesões graves nos olhos e cegueira

 
Uma equipe da Faculdade de medicina da Universidade de Chicago (EUA) observou, pela primeira vez, a quantidade de casos registrados de acidentes com armas de paintball com lesões oculares, que variaram de rupturas de globo ocular até cegueira permanente.




 
Foram 20 casos analisados ao longo de dois anos, entre janeiro de 2020 a dezembro de 2021. Na época em que iniciaram as análises, uma onda de acidentes com armas de paintball estava ocorrendo em Chicago.
 
Dos dados observados, oito ocorreram em um mesmo final de semana. Além disso, 12 pacientes precisaram fazer cirurgia; seis sofreram de globo rompido (condição em que o globo ocular se abre e requer cirurgia de emergência para costurá-lo novamente); três precisaram fazer evisceração (na qual os médicos substituem o interior do olho por silicone); e cinco ficaram cegos. 

CIRURGIAS "Alguns desses pacientes fizeram várias cirurgias e diversas visitas para nos ver em nossa clínica. Eles sofreram um impacto físico, mental e emocional significativo, associado à interrupção na qualidade e perda de visão”, explica Shivam Amin, um dos autores do estudo.
 
Foi registrada na pesquisa uma maior taxa de globos rompidos (30%) entre todos os estudos até o momento que incluíram pelo menos cinco ou mais pacientes. Um valor 7% maior do que estudos que não analisaram especificamente os ataques com armas de paintball.




 
Os resultados foram publicados na revista científica American Journal of Ophthalmology, no dia 17 de maio. Por que podem machucar mais?
 
As armas de paintball, ao contrário das armas de fogo, que funcionam com pólvora para impulsionar a bala no cano, usam gás comprimido para disparar uma cápsula de gelatina esférica cheia de tinta.
Dependendo do tipo de arma usada, as balas de tinta podem viajar até 300 pés por segundo (equivalente a aproximadamente 92 metros por segundo) e ter um alcance máximo de aproximadamente 120 pés (equivalente a aproximadamente 36 metros por segundo).
 
As balas de tintas são pequenas, mas pesadas, e a força de impacto delas é totalmente liberada em uma pequena área de superfície.
 
Adultos precisam ficar atentos aos filhos 
 
Os pais devem ficar atentos quanto ao uso desses equipamentos pelos filhos. Segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia, cerca de uma em cada 10 crianças que sofre uma lesão ocular é atingida por brinquedos.




 
A entidade médica aconselha aos pais a serem cautelosos na escolha dos presentes para as crianças e adolescentes e que evitem aqueles que lançam projéteis, como arcos e armas. 
 
Dardos e flechas plásticas podem arranhar os olhos, causando abrasões da córnea, ou, no caso de pontas, podem perfurar os olhos e danificar permanentemente a visão de uma criança. 
 
Lesões de pistolas de airsoft e de armas de paintball são bastante comuns e incluem descolamento da retina, que pode causar perda de visão; sangramentos na parte inferior dos olhos, que podem bloquear a visão e aumentar o risco de glaucoma; e cataratas traumáticas, que podem exigir cirurgia para restaurar a visão.
 
Os pais podem considerar as versões de brinquedo dos arcos e flechas como inofensivas, mas mesmo os que têm projéteis feitos de espuma de plástico potencialmente podem causar sérios danos aos olhos de uma criança, se usados muito próximos do rosto. 




 
Com tantas outras opções para dar de presente, os oftalmopediatras recomendam que os pais considerem alternativas mais seguras.  
 
Foram 20 casos analisados ao longo de dois anos, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021 (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 4/12/05)
 
Dicas de segurança para os pais

Evite comprar brinquedos com partes salientes ou que soltem projéteis, tais como pistolas de airsoft e armas de paintball, que podem impulsionar objetos estranhos no tecido sensível dos olhos

Na hora de escolher brinquedos com laser, leia a embalagem para garantir que o produto atende aos requisitos para produtos a laser, incluindo limitações de potência

Ao dar equipamentos esportivos, proporcione às crianças os óculos de proteção adequados com lentes de policarbonato, que são inquebráveis;

Verifique as embalagens dos brinquedos para verificar as recomendações de faixa etária ao selecionar presentes para crianças e adolescentes

Mantenha os brinquedos que são feitos para crianças mais velhas longe das crianças mais jovens

Mantenha as crianças sempre sob a supervisão de um adulto, especialmente quando eles estiverem brincando com objetos potencialmente perigosos ou jogos que podem causar uma lesão ocular