Toda mulher tem, pelo menos, um produto de beleza vencido em sua nécessaire. Isso acontece, principalmente, quando é aquele com o qual se tem um apego emocional, o queridinho, e se quer usá-lo até o fim. Mas substâncias fora da validade podem ser prejudiciais para a pele e para a saúde, sem falar do uso em vão, pois muitos deixam de ter eficácia após o término desse prazo. Isso também vale para o produto após aberto, como pontua a dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Michele Monteiro.
Leia também: Alimentos que estimulam a sensação de felicidade
Leia Mais
Olhos de raposa: nova tendência em makeComo a terapia on-line pode ajudar a reverter casos de transtornos metaisAVC e infarto voltam a ser uma das principais causas de morte no Brasil Dermomaquiagem cuida da pele, mas não é tratamento; entendaDois remédios para o coração aumentam risco de ataque cardíaco no calorA maioria dos itens vem com um símbolo que permite saber o tempo de uso após iniciado. Embora essas datas sejam referências, a forma como são armazenados também influencia na vida útil.
A dermatologista dá orientações úteis sobre os cosméticos:
Qual o tempo de uso do rímel e os riscos de compartilhar esse produto com uma amiga?
Máscara de cílios, depois de aberta, é o ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos, portanto, esse produto não deve ser compartilhado e é ideal que o descarte seja feito após três meses de uso.
Bases e corretivos têm qual tempo útil?
Bases e corretivos duram mais tempo, de um a dois anos. No entanto, se a textura mudar, devem ser descartados antes disso. Usar produtos vencidos pode desencadear irritações, obstrução dos poros e/ou reações indesejadas à pele.
O que pode acontecer com os lábios quando usados batons ou produtos para lábios fora da validade?
Os batons duram aproximadamente dois anos após abertos. A região dos lábios apresenta uma maior sensibilidade, podendo apresentar irritações com o uso de produtos vencidos.
Quando se deve substituir outros itens da make?
Blush, sombra ou pó têm validade média de dois anos após abertos, e devem ser armazenados em local fresco. Qualquer produto fora da validade pode desencadear irritações no local em que for aplicado.
O que acontece quando isso é feito com os dermocosméticos?
Além de causar irritações e reações de graus variados, o efeito proposto pelo dermocosmético não será atingido. Uma dica é nunca usar o dedo para a aplicação deles e de maquiagens, pois isso aumenta a chance de proliferação de microorganismos. Para isso, é indicado usar a espátula que geralmente acompanha os produtos em pote.