panela com grãos de aveia

A aveia é fonte de ferro e polifenóis, que contribuem com o sistema imunológico, assim como aminoácidos, também conhecidos por regular as defesas do organismo

Pixabay
Quando o assunto é alimentação balanceada e saudável, os cereais são um dos principais aliados de quem quer cuidar da saúde. Um dos grãos mais conhecidos e presentes na mesa dos brasileiros é a aveia. Com qualidades únicas, o cereal é considerado um superalimento por conter nutrientes e compostos bioativos que são associados a respostas anti-inflamatórias, antioxidantes e imunogênicas. Ademais, é fonte de carboidratos, ácidos graxos, vitaminas do complexo B (B1, B5, B6, B9), cobre, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco.

Além disso, a aveia é extremamente versátil e vai muito além do mingau, podendo ser utilizada em shakes e saladas de frutas, misturada com iogurtes, snacks, bolos, preparos de salgados e, também, em receitas doces. 

Outra característica importante das aveias é sua funcionalidade. Os alimentos à base de plantas, como é o caso do cereal, oferecem benefícios funcionais devido às propriedades nutricionais como vitaminas, minerais, polifenóis, terpenóides, alcalóides, esteróis e ácidos graxos insaturados.

Leia também:  Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva. 

Esses alimentos podem auxiliar no fortalecimento da imunidade, já que respondem contra infecções e danos inflamatórios, contribuindo para prevenção e tratamento de determinadas doenças. 

Em flocos, farelo ou farinha

sanduiche de pão de aveia

Pão de farinha de aveia, mais saudável do que farinha branca comum

Rob Owen-Wahl/Pixabay

Em flocos, farelo ou farinha, a aveia pode ser uma grande aliada no cardápio alimentar diário. “A aveia tem uma fibra solúvel chamada betaglucana que pode auxiliar a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Em geral, a recomendação diária para adultos é aproximadamente de 20 a 30 gramas, o que equivale a três colheres de sopa”, explica a nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Adriana Zanardo. 

Ao longo do dia, no café da manhã, almoço, jantar e lanches, a aveia é um ingrediente fundamental na cozinha e na mesa. No café da manhã, a sugestão da nutricionista Adriana Zanardo é acrescentar aveia ao leite, no iogurte ou sobre frutas. Ao longo do dia, o grão pode substituir a farinha de trigo em diversos preparos salgados e doces.

Leia também: Saiba quais alimentos estimulam a sensação de felicidade. 

“Sou uma entusiasta de aproveitarmos a aveia e demais cereais na culinária. Temos várias receitas com o grão, como bolos, pães, tortas salgadas e doces e pratos diversos como quibe, falafel, pizza, entre outros”, explica a especialista de marketing da Jasmine Alimentos, Indra Adimari. 

O grão, inclusive, desmistifica a crença de que manter uma alimentação saudável e uma dieta regrada é difícil. “Por ser multifuncional e de diversas formas, é possível encontrar muitos produtos feitos à base do grão, bem como preparar em casa. A aveia não precisa ser consumida apenas crua. Hoje ela é ingrediente de preparos quentes e pode substituir, com mais saúde e sem mudar o sabor e textura, outros ingredientes como farinha de trigo”, complementa. 

Por que a aveia é um 'superalimento'?

salada de frutas com aveia

Aveia combina perfeitamente com pratos doces e salgados

Andreas Lischka/Pixabay

A boa alimentação é um dos principais fatores preventivos de doenças. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, fibras, peixes, frutos do mar, legumes e oleaginosas pode auxiliar a reduzir o risco de doenças crônicas não  transmissíveis. “E nesse menu, a aveia pode agregar nutrientes importantes”, ressalta Adriana Zanardo.
Considerada um grão do bem, a aveia tem em sua composição fibras solúveis, principalmente a betaglucana, e fibras insolúveis, compostas, principalmente, por celulose, hemicelulose e lignina.

As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol, triglicérides e açúcares no sangue, contribuindo na prevenção de doenças do coração. Essas fibras ainda podem agir como uma barreira física contra a invasão de organismos capazes de causar doenças.

As propriedades do cereal que o posicionam na categoria de “superalimento” não param por aí: a aveia é fonte de ferro e polifenóis, que contribuem com o sistema imunológico, assim como aminoácidos que também são conhecidos por regular as defesas do organismo.

quibe de aveia

Quibe de aveia, abóbora e cogumelos

Jasmine Alimentos/Divulgação
Com boa biodisponibilidade de selênio, mineral que atua no sistema de defesa antioxidante, o cereal pode auxiliar na redução do risco de infecções virais e bacterianas. Por fim, as vitaminas presentes na aveia atuam nas funções fisiológicas e contribuem para o metabolismo.

O complexo B é conhecido por colaborar com as funções do sistema nervoso, e o potássio equilibra os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Por ter baixo índice glicêmico, o cereal tem a capacidade de prolongar a sensação de saciedade.