Pesquisadores observaram que o composto fabimicina inibe bactérias resistentes a medicamentos em experimentos de laboratório, assim como em camundongos com pneumonia e infecções no trato urinário. Agora, a expectativa é que o composto possa se tornar um medicamento usado para tratar infecções em humanos.
Leia Mais
Perigosa bactéria achada no Mississipi (EUA) deixa autoridades em alertaBactérias láticas podem reduzir potencial alergênico do glúten; entendaDr. Bactéria dá dicas de higiene para as ceias das festas de fim de anoSonia Abrão é internada com pneumonia bacteriana; entenda a doençaAgosto Branco chama atenção para o câncer de pulmãoA fabimicina se mostrou eficaz contra mais de 300 isolados clínicos resistentes a medicamentos, reduzindo a quantidades de superbactérias em camundongos com peneumonia ou infecções do trato urinário para níveis pré-infecção.
Leia também: Bactéria comum, H. pylori pode levar a gastrite, úlcera e câncer gástrico.
A pesquisa,intitulada An Iterative Approach Guides Discovery of the FabI Inhibitor Fabimycin, a Late-Stage Antibiotic Candidate with In Vivo Efficacy against Drug-Resistant Gram-Negative Infections (Uma abordagem iterativa orienta a descoberta do inibidor de Fabimicina, um candidato a antibiótico em estágio avançado com eficácia in vivo contra infecções por Gram-negativos resistentes a medicamento, em tradução livre), foi publicada pela American Chemical Society e pode ser acessada na íntegra neste link.