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Estado de Minas APRENDIZADO

Manual ensina habilidades básicas para pessoas com autismo

Livro traz protocolos, com ilustrações didáticas, e registro de atividades para verificar progresso da criança


16/08/2022 08:43 - atualizado 16/08/2022 14:18

ilustração de duas crianças tocando um cérebro colorido na forma de quebra-cabeça
O manual ensina procedimentos que podem auxiliar pais e profissionais no ensino de crianças com autismo ou outros transtornos do desenvolvimento, que não falam ou que se comunicam pouco (foto: Hatice EROL/ Pixabay )
A literatura científica vem mostrando bons resultados de intervenções comportamentais intensivas para o tratamento do autismo, conhecidas no Brasil como “tratamento ABA”. Para auxiliar pais e profissionais que acompanham crianças com o transtorno, a psicóloga e doutora em educação especial Camila Gomes elaborou o manual de “Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo”.

 O livro foi produzido em parceria com a terapeuta ocupacional Analice Silveira, especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e lançado pela editora Appris.

Camila Gomes
Doutora em educação especial, Camila Gomes diz que o contato visual é uma habilidade simples, requisito para processos mais elaborados (foto: Daniel Augusto Ferreira e Santos/Divulgação)
Os procedimentos de ensino são descritos por meio de ilustrações didáticas, que podem auxiliar pais e profissionais no ensino de crianças com autismo ou outros transtornos do desenvolvimento, que não falam ou que se comunicam pouco, em idades entre um e seis anos. Por meio do registro das atividades, o educador poderá verificar o progresso da criança.

capa do livro
(foto: Daniel Augusto Ferreira e Santos/Divulgação)
Os protocolos auxiliam no desenvolvimento de aptidões e ajudam a ampliar a capacidade cognitiva e a linguagem, favorecendo a interação. 

AS habilidades básicas 

Analice Silveira
A terapeuta ocupacional Analice Silveira diz que por meio do registro das atividades, o educador poderá verificar o progresso da criança (foto: Daniel Augusto Ferreira e Santos/Divulgação)
As habilidades básicas descritas na obra são: habilidades de atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e pré-acadêmicas. Elas consistem em comportamentos simples e iniciais, que por sua vez são requisitos para aprendizagens mais complexas.

"Por exemplo, o contato visual é uma habilidade simples, requisito para processos mais elaborados, como falar ou interagir socialmente”, explica Camila, pós-doutora em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e docente da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. 

Leia também: Autismo: a linguagem da tolerância.

Mais leitura

Outro livro de destaque das autoras lançado pela Appris é  “Ensino de habilidades de autocuidados para pessoas com autismo”. As habilidades de autocuidados constituem-se em um conjunto de comportamentos necessários às atividades que envolvem tarefas simples, como tomar banho, escovar os dentes ou alimentar-se.

livro
(foto: Daniel Augusto Ferreira e Santos/Divulgação)
“São importantes para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e para a independência”, observa Camila.

Leia também: Autismo: a construção pessoal é com os pares.

O material apresentado nos dois manuais, em sua totalidade, foi desenvolvido e testado pela equipe de profissionais do Desenvolvimento Humano, instituição brasileira especializada no atendimento a pessoas com autismo.



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