A Campanha Agosto Azul Vermelho é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para informar a população sobre a importância da Saúde Vascular. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional Minas Gerais (SBACV MG) e a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) apoiam a campanha no estado. Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, no dia 20 de agosto (sábado), de 9h às 12h, no Parque Municipal Américo Renné Gianetti, especialistas orientam sobre quais são as principais doenças, as formas de prevenção e os tratamentos para cada acometimento.
No dia 22 de agosto, às 20h, ainda acontecerá uma live no canal do YouTube: Saúde Vascular MG, com a presença de angiologistas e cirurgiões vasculares, membros da SBACV-MG, respondendo as dúvidas do público sobre as principais doenças vasculares.
De acordo com o presidente da SBACV MG, Fernando de Assis Figueiredo Júnior, a pandemia da COVID-19 no Brasil levou as pessoas a se retrair e descuidar de problemas crônicos ou mesmo agudos, dentre eles as afecções do sistema circulatório.
Ele destaca que portadores de diabetes com complicações vasculares, doenças arteriais periféricas, tromboses venosas ou arteriais, insuficiência venosa crônica, usuários de anticoagulantes, portadores de feridas como úlceras em membros inferiores, pessoas com aneurismas, entre inúmeras outras doenças vasculares ao negligenciá-las podem ocasionar um avanço para suas formas mais graves e apresentar uma evolução desfavorável.
O especialista reforça que a SBACV MG se preocupa com a redução da procura para o acompanhamento das doenças vasculares, entre elas: trombose venosa profunda (TVP); doença arterial periférica (DAP); linfedema; acidente vascular cerebral (AVC); aneurisma da aorta abdominal (AAA); varizes dos membros inferiores e pé diabético. "O angiologista e cirurgião vascular tem ferramentas em seu consultório que permitem o diagnóstico e o pronto tratamento de algumas afecções vasculares, evitando assim, a necessidade de internação e de aumento da sobrecarga dos hospitais. Por isso, a importância do diagnóstico precoce e instauração dos cuidados devem ser tomados o quanto antes."
Assis afirma que algumas doenças podem ter seu tratamento adiado, mas é fundamental que isto seja feito após avaliação e aconselhamento de um profissional capacitado para separar o que são problemas emergenciais, o que são urgências e o que pode ser postergado sem maiores prejuízos para os pacientes. Confira no site www.sbacv.org.br a cartilha com as principais dúvidas sobre as doenças vasculares.
Serviço:
Campanha Agosto Azul Vermelho: cuidados com a Saúde Vascular
Data: 20 de agosto (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: Parque Municipal Américo Renné Gianetti
Local: Parque Municipal Américo Renné Gianetti
Atividade: orientação com especialistas sobre as principais doenças vasculares, causas, sintomas, prevenção e formas de tratamento