Pessoas que usam cannabis terapêutica são mais propensas a usar produtos com nicotina do que a população em geral, aponta estudo da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Para a pesquisa, os autores entrevistaram 697 pacientes, entre 18 e 89 anos.
Leia Mais
Mitos e verdades sobre a CannabisCannabis medicinal é grande aliada no tratamento da esclerose múltipla Farmacêutica lança extrato de cannabis para comercialização no Brasil Usuários de cannabis são mais empáticos e pró-sociais, diz estudoNorte-americanos estão fumando mais maconha do que tabaco, diz estudoQuase 20% dos jovens usam cigarro eletrônico no Brasil, segundo pesquisaEspaço holístico em BH promove vivência das Práticas Lunares
A pesquisa revelou, ainda, que os usuários terapêuticos de cannabis que usavam cigarros eletrônicos eram cerca de 4 vezes mais propensos a vaporizar em vez de fumar, se comparado àqueles que fumavam exclusivamente cigarro. No entanto, o estudo também mostrou que 75% dos entrevistados fumam - e não vaporizam - e que cerca de 80% dos fumantes relataram planejar parar de fumar nos próximos seis meses.
"Essas descobertas revelam que, embora os dispensários de cannabis medicinal possam recomendar vaping em vez de fumar cannabis devido aos problemas de saúde associados a produtos combustíveis, essa recomendação por si só pode não influenciar os pacientes que também fumam", disse o coautor Marc Steinberg. O estudo foi publicado no periódico American Journal on Addictions e pode ser acessado na íntegra neste link.