Com o passar dos anos, de forma natural, o corpo envelhece como um todo. Entre essas mudanças, o envelhecimento do couro cabeludo e dos cabelos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como a pele, os cabelos também envelhecem devido à exposição constante a raios ultravioleta (sol), poluição, tabagismo, estresse, deficiências nutricionais e químicas capilares. Segundo Jackeline Alecrim, cientista e empresária do ramo de saúde e beleza, após os 35 anos de idade se perde progressivamente cerca de 5% da densidade capilar ao ano.
Leia também: Começa o maior encontro do Brasil de especialistas em cabelos, pele e unhas
Leia Mais
Começa maior encontro do Brasil de especialistas em cabelos, pele e unhasAs opções de tratamento para quem teve queda de cabelo pós-COVIDQuer saber como acelerar o crescimento do seu cabelo?Corte químico: o que é e como evitar o que atingiu o cabelo de Luiza SonzaAnvisa dá alerta sobre produtos para trançar cabelosTransplante capilar: calvície atinge mais de 40 milhões de brasileiros Mulheres dizem 'não' à ditadura do cacho perfeitoConheça uma nova estratégia contra a calvícieProdutos para alisar o cabelo podem aumentar risco de câncer de úteroMinoxidil em comprimidos: mais uma opção contra a calvícieEslovênia tem alopecia areata: saiba importância do diagnóstico precoceEntidade alerta uso de minoxidil oral para tratar alopeciasCom o encurtamento na fase de crescimento capilar, o que também acontece com o passar dos anos, os cabelos já não têm tanto tempo para crescer e ficar fortes. Fatores externos, como a poluição, o sol e hábitos prejudiciais também contribuem para aumentar a liberação de radicais livres que aceleram o envelhecimento e o embranquecimento dos cabelos.
Jackeline cita as principais características do envelhecimento capilar: diminuição na quantidade dos fios, mudança na coloração, diâmetro, curvatura e composição estrutural dos lipídeos na haste, tornando os fios mais ressecados.
Ainda conforme a cientista, as alterações estruturais dos fios podem ser amenizadas com o uso de filtro solar, máscaras reparadoras e de complexos vitamínicos. "Já existem produtos no mercado que, com fórmulas inovadoras, possibilitam a prevenção do afinamento dos fios, bloqueando a ação de radicais livres que afinam os fios e prejudicam o funcionamento dos folículos pilosos. Os produtos também podem aumentar a vascularização do couro cabeludo, melhorando a chegada dos nutrientes que são necessários, além de acelerar a reposição de novos fios e reduzir a queda capilar, evitando que o cabelo fique ralo e sem vida."