A apresentadora Sonia Abrão usou o Instagram na madrugada deste domingo (28/8) para contar que está internada para tratar uma pneumonia bacteriana.
De acordo com o pronunciamento, a apresentadora contraiu a bactéria junto com o vírus da COVID-19. Sonia está curada do coronavírus, mas precisará ficar internada para tratamento da pneumonia.
"É isso, pessoal, desde ontem estou internada para tratar pneumonia bacteriana! Hoje, o diretor, Elias, já recuperadíssimo da COVID, veio me visitar. O que aconteceu foi o seguinte: meu pneumologista acredita que contraí a bactéria juntamente com a COVID. Como fui medicada com antibióticos na COVID, a pneumonia não se desenvolveu, tanto que fiz tomografia do tórax e os pulmões estavam limpíssimos. Como zerei a COVID em uma semana, a medicação foi suspensa e aí a pneumonia teve terreno livre para atacar, perdi a voz e depois veio a tosse fortíssima!", escreveu ela.
Afinal, o que é a pneumonia bacteriana?
De acordo com a pneumologista da Saúde no Lar, Michelle Andreata, a pneumonia bacteriana é uma doença infeciosa causada por bactérias, principalmente a Streptococcus pneumoniae e a Sthaphylococcus aureus, que ataca os pulmões.
"Ela é provocada pela inalação de gotículas respiratórias contaminadas ou por bactérias já presentes no organismo que acabam aproveitando para agir quando nossa imunidade está baixa. Por isso, é sempre importante estar atento à saúde de idosos, de crianças, pacientes imunossuprimidos e portadores de doenças crônicas por terem imunidade diminuída", declara Michelle.
Quais os riscos da pneumonia bacteriana?
A pneumologista explica que essa doença afeta o aparelho respiratório, podendo comprometer a oxigenação dos tecidos e quando não é tratada da forma correta evoluir para um quadro de infecção generalizada, levando o paciente à morte.
Leia também: Males do inverno: médica alerta para importância da vacina para pneumonia
Sintomas
Os principais sintomas da pneumonia bacteriana são:
- Falta de ar
- Cansaço
- Mal estar
- Febre
- Tosse insistente com eliminação de secreção amarelada ou esverdeada, podendo ou não ter dores na região do tórax
Diagnóstico
Segundo a médica, o diagnóstico é feito a partir da avaliação médica e exame clínico em cima dos sintomas citados pelo paciente, do raio-X da região do tórax, tomografia e exames de sangue.
"O tratamento normalmente é feito com antibiótico prescrito pelo médico. Apenas em casos mais graves, como baixa oxigenação associada a febre alta, comprometimento renal e dificuldades para respirar, é que faz-se necessário a internação em hospital", esclarece Michelle.
Leia também: Exame indica se gripe é causada por vírus ou bactérias
Quais os cuidados uma pessoa como pneumonia deve ter?
Usar a medicação segundo a orientação médica (horário, dosagem e dias), evitar ambiente fechado, investir em uma alimentação equilibrada e na ingestão de água com o intuito de manter o corpo hidratado.
"Evite alimentos que causem inflamação no organismo, como em pessoas sabidamente intolerantes, como os ricos em farinha branca, açúcar e gordura. Também é importante evitar também o cigarro e bebida alcoólica", diz a médica.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.