A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou nesta segunda-feira (12) uma vacina visando especificamente as subvariantes BA.4 e BA.5 da ômicron.
"O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA recomendou a autorização de uma vacina bivalente adaptada visando as subvariantes BA.4 e BA.5 da ômicron, além da cepa original do SARS-CoV-2", disse a EMA em uma declaração.
Leia Mais
Canadá aprova vacina da Moderna contra variante ômicron Vacina: Reino Unido é 1° país a aprovar imunizante contra variante ômicronÔmicron BA.4 e BA.5: há motivo para preocupação?Simpósio debate iniciativas para tornar mais seguro o uso de medicamentosBQ.1: o que se sabe sobre a nova variante da ômicron Casos de COVID-19 aumentam, mas infectados apresentam sintomas levesNova subvariante da ômicron consegue escapar mais de anticorpos; saiba como se protegerBQ.1: o que se sabe sobre variante da ômicron descoberta no BrasilResidência na área médica: veja oferta de mais de 4 mil vagasEsta vacina é uma versão nova e "mais eficaz", de acordo com a EMA, da vacina Comirnaty, da BionTech/Pfizer.
Leia também: Saiba como funcionam as subvariantes da ômicron BA.4 e BA.5, mais contagiosas
Destina-se a pessoas com pelo menos 12 anos de idade que tenham recebido pelo menos uma vacina contra a COVID-19, disse a agência europeia.
A recomendação do CHMP será encaminhada à Comissão Europeia, que tomará a decisão final.
A EMA alertou no início deste mês que novas variantes do coronavírus podem aparecer neste inverno (boreal, verão Brasil), embora tenha dito que as vacinas protegerão a população contra formas graves da doença.