Setembro é o mês destinado a incentivar campanhas de doação de órgãos em todo o país. Só em Minas Gerais, mais de 6 mil pessoas estão na fila para transplantes e renascimentos. Para reduzir o tempo de espera e aumentar as doações, foi lançada a campanha Setembro Verde, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, lembrada nesta terça-feira (27/9).
Leia também: Dia Nacional da Doação de Órgãos: transplantes mudam vidas
Leia Mais
Setembro é o mês de conscientização sobre doação de órgãos para transplanteSetembro Verde: AMMG lança campanha de doação de órgãos para transplantesCampanha conscientiza população sobre importância da doação de órgãos
Balões verdes foram lançados para representar as muitas vidas salvas por esse gesto de amor.
Seminário
Ontem (26/9), começou também o "VII Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes", conferência online, organizada pelo HC, que vai discutir a situação atual dos transplantes e da doação de órgãos em Minas.
O encontro é gratuito e aberto à comunidade científica e à sociedade por meio do programa de extensão da UFMG. Mais de mil pessoas foram certificadas nos últimos dois anos, entre estudantes de diversas áreas, profissionais da saúde e interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
Os participantes que assinarem a lista de presença receberão um certificado. O programa visa ampliar e aprofundar as discussões de interesse na área de doação e transplante de órgãos no que diz respeito aos aspectos éticos, humanização dos serviços médicos e atendimento domiciliar no luto; doação crítica e oportuna de tecidos oculares; e técnicas relacionadas à doação e Aspectos do transplante, Resultados e Impacto na Vida dos Transplantadores.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.