Protocolo
Leia também: Beber duas cervejas por dia pode diminuir risco de demência; entenda
Entenda a doença
A meningite De evolução rápida, podendo chegar ao óbito em 24 horas, a meningite é uma inflamação grave das meninges - membranas que recobrem o cérebro e toda medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, e os grupos A, B, C, W e Y são responsáveis por mais de 95% dos casos com taxa de morte na casa dos 20%. Outros fatores infecciosos como vírus, parasitas e fungos também podem provocar a doença.
No Brasil, o meningococo tipo C é o mais prevalente, mas por ser uma doença imprevisível, pode ocorrer circulação de outros tipos como o W e Y que já foram registrados no Brasil.
De acordo com o agente infeccioso responsável pela inflamação das meninges, a meningite pode ser classificada em alguns tipos, sendo os principais: a meningite viral, a meningite bacteriana, a meningite fúngica, a meningite asséptica e a meningite eosinofílica.
A intensidade dos sintomas da meningite pode variar de acordo com a causa da inflamação das meninges, mas, de forma geral, os principais sintomas são dor de cabeça intensa, dor na nuca, febre alta, náuseas e vômitos e rigidez do pescoço.
Embora todos os tipos de meningites demandem rigor no acompanhamento do quadro clínico, a meningite do tipo doença meningocócica apresenta maior gravidade.