Divulgado pela Fiocruz no último dia 21 de setembro, o boletim Infogripe destaca o aumento recente de casos de infecções por influenza A. Segundo especialistas, a proliferação do vírus H3N2, o mesmo que provocou um surto fora de época no final do ano de 2021, tem se intensificado especialmente em função das oscilações de temperatura. Entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados nas últimas semanas, há prevalência de 9,7% para influenza A, 0,8% para influenza B, 8,6% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 55,8% para Sars-CoV-2 (COVID-19).
Embora a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) seja de revisão da composição da vacina da gripe a cada ano, considerando os tipos de vírus da influenza que mais circularam, dados apresentados por laboratórios, como a Sanofi, revelam que a cepa da Influenza A para a temporada 2022/2023 é a mesma da temporada 2022. Ou seja, as vacinas deste ano continuarão sendo eficazes para o próximo inverno.
Leia também: Leis para o tratamento do câncer são descumpridas, afirmam especialistas durante congresso
Nesse contexto, a rede de drogarias Araujo alerta para a importância de todas as pessoas, e não somente os idosos, buscarem a imunização. "As vacinas disponíveis hoje continuarão sendo a melhor resposta contra a infecção. A sazonalidade da gripe está mudando, o que faz com que a vacina se torne ainda mais importante, já que é, comprovadamente, a forma de proteção mais eficaz", destaca Isabel Dias, gerente técnica farmacêutica da Drogaria Araujo.
Leia Mais
Infectologista alerta que 'vírus Influenza pode mudar de um ano para outro'Influenza ou COVID-19? Especialistas explicam diferenças e prevençãoPesquisa sugere associação entre vacina contra a gripe e risco menor de AVCFiocruz alerta para o aumento de casos de influenza no BrasilPara proteção contra a influenza A, a drogaria oferece a vacina humana gripe quadrivalente, destinada para adultos e crianças, a partir de seis meses. A imunização garante proteção de até 70% dos casos, e previne contra agravantes da doença. Ela é eficaz no combate às cepas do vírus influenza dos tipos A e B e cepas intimamente relacionadas, além dos subtipos A, que são H1N1 e H3N2 e os subtipos B.
A vacina custa R$ 39,90 e para se vacinar é preciso conferir o horário de atendimento e o endereço da loja mais próxima em www.araujo.com.br/vacinas ou adquirir a vacina pelo site, app ou Drogatel. A Araujo também conta com a opção da vacina em casa para quem reside em Belo Horizonte.