Jornal Estado de Minas

COMPORTAMENTO

Controle da raiva: veja como manter a calma no período eleitoral

As eleições mexem com as emoções das pessoas. Isso acontece com facilidade justamente porque as eleições remetem a sentimentos e indagações diferentes em cada indivíduo, afinal cada um possui uma opinião, cultura e necessidades distintas. Sendo assim, os candidatos são "escolhidos" com base em uma perspectiva e circunstância única, de modo que as divergências de opiniões sadias se fazem necessárias nesse contexto político. 





Mas sendo um assunto de interesse de todos, vale muito a pena buscarmos formas de controlar nossas emoções, sem que a nossa opinião seja deixada de lado. 
 
 

Segundo Christiane do Valle, psicóloga e CEO da IMND, há como controlar a raiva e até mesmo evitar grandes desentendimentos:

1.  Evite entrar em discussões com pessoas que você já percebeu que pensam diferente de você, afinal cada um tem uma opinião, e é essencial manter o respeito entre elas. Lembre-se sempre "cada pessoa possui uma opinião, história de vida e necessidade diferente e isso é o que faz o seu olhar se direcionar para esses aspectos.

3. Quando perceber que a conversa está indo para um caminho desagradável, mude de assunto, fale de coisas mais leves, e outros assuntos que vocês possam ter em comum.
 
Leia mais: Atividade física após os 60 evita doenças e promove envelhecimento saudável

4. No dia da eleição, faça a sua parte e mantenha sua rotina normalmente e caso o seu candidato não seja o vencedor, procure não ficar atento aos comentários desagradáveis sobre isso. Busque praticar também neste dia atividades que sejam terapêuticas para você, como ler um livro, ver um filme, fazer um hobby. Isto pode te ajudar muito a controlar a ansiedade até os resultados da eleição. 

5. Vale lembrar que se cada um focar na sua opinião e fizer o que o seu coração manda e respeitando as demais pessoas, as conversas podem ser muito construtivas, e acontecer sem demais problemas. E não se isole em uma 'bolha', mas entenda que cada um buscou conhecer as propostas e modelos políticos que melhor se adequassem aos seus valores e ideais.