Minas Gerais prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite
Até o momento, a cobertura no estado está em 75,12% entre o público de 1 a 4 anos de idade. Nesta quinta-feira (6/10) foram aplicadas 28.909 doses no estado.
Alerta no Brasil
Já no Brasil, a baixa cobertura vacinal colocou o país em situação de alto risco para a reintrodução do vírus da poliomielite. O último caso registrado no país data de 1989. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez o anúncio em um pronunciamento nas redes sociais e convocou os pais a levarem suas crianças aos postos de vacinação.
Com a necessidade de comunicar amplamente a situação de risco do %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 sobre a reintrodução da Poliomielite, aproveito este canal de comunicação para convocar pais, avós e responsáveis a levarem as crianças aos postos de vacinação.
%u2014 Marcelo Queiroga %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@mqueiroga2) October 5, 2022
Meu recado para os 215 milhões de brasileiros. pic.twitter.com/Du7HNQeOhy
O Ministério da Saúde foi notificado da investigação do caso no Pará e promete acompanhá-lo. Em nota, a pasta afirma que não há registro de circulação viral da poliomielite no Brasil. E reforça a hipótese de erro vacinal.
"De acordo com informações enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará, o caso pode estar relacionado a um evento adverso ocasionado por vacinação inadequada.", afirma. O órgão ressalta ainda que não se trata de um caso de poliomielite e que a doença está erradicada no Brasil.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata