Com as variações bruscas de temperatura registradas nas últimas semanas, os casos de infecção por Influenza A aumentaram em todo o país, especialmente na região Sudeste, segundo o boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz. Como reflexo disso, a Araujo, maior rede de drogarias de Minas Gerais, observou crescimento de 143% na demanda por testes na segunda quinzena de setembro em comparação aos primeiros 15 dias do mês. O aumento de testes positivos no mesmo período foi de 793%, com predominância entre adultos e crianças. “É um número expressivo, que demonstra que, de fato, está havendo um surto de Influenza A que não está atingindo apenas os idosos”, destaca Isabel Dias, gerente técnica farmacêutica da Drogaria Araujo.
Diante de um resultado positivo, a recomendação, segundo Isabel, é repouso, hidratação e alimentação balanceada. Além disso, é fundamental evitar a transmissão para outras pessoas. “O paciente precisa cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, se possível utilizar máscaras, não compartilhar objetos de uso pessoal, (talheres, pratos, copos ou garrafas), e evitar aglomerações e ambientes fechados”, destaca a gerente, que relembra que o alívio dos sintomas se dá através do uso de medicamentos isentos de prescrição, como analgésicos e antipiréticos. Já para os casos mais sintomáticos, há a opções de medicamentos, que devem ser prescritos pelo médico.
Leia Mais
Como diferenciar COVID da gripe comum, apesar dos sintomas tão parecidosCientistas descobrem como impedir infecção pela gripeXô, gripe! Veja como fortalecer o sistema imunológico com a alimentaçãoNatação no inverno: prática que beneficia o coração e a imunidadeMales do inverno: médica alerta para importância da vacina para pneumonia Vacina experimental de RNA contra vírus influenza é sucesso, diz estudoFiocruz alerta para o aumento de casos de influenza no BrasilA importância do abraço para a saúde mentalDiante de um resultado positivo, a recomendação, segundo Isabel, é repouso, hidratação e alimentação balanceada. Além disso, é fundamental evitar a transmissão para outras pessoas. “O paciente precisa cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, se possível utilizar máscaras, não compartilhar objetos de uso pessoal, (talheres, pratos, copos ou garrafas), e evitar aglomerações e ambientes fechados”, destaca a gerente, que relembra que o alívio dos sintomas se dá através do uso de medicamentos isentos de prescrição, como analgésicos e antipiréticos. Já para os casos mais sintomáticos, há a opções de medicamentos, que devem ser prescritos pelo médico.
Para detecção do vírus, a Araujo disponibiliza dois testes: o de Influenza A/B e COVID/Influenza A/B Ag.
Isabel ressalta que a proteção mais eficaz contra a Influenza A continua sendo a vacina. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que a composição da vacina da gripe seja revista a cada ano, considerando os tipos de vírus da influenza que mais circularam, mas dados apresentados por laboratórios, como a Sanofi, revelam que a cepa da Influenza A para a temporada 2022 – 2023 é a mesma da temporada 2022. Ou seja, as vacinas deste ano continuarão sendo eficazes para o próximo inverno”, esclarece.
Contra a influenza A, a Drogaria Araujo disponibiliza a vacina humana gripe quadrivalente, destinada a adultos e crianças, a partir de 6 meses. A imunização garante proteção por volta de 70% dos casos e previne o agravamento da doença. Ela é eficaz no combate as cepas do vírus influenza dos tipos A e B e cepas intimamente relacionadas, além dos subtipos A, que são H1N1 e H3N2 e os subtipos B.