Que usar lentes de contato requer muita atenção e cuidados não é novidade, mas uma mulher, do estado da Califórnia, parece ter se esquecido desse detalhe e acabou acumulando 23 lentes em um dos olhos. O vídeo mostrando o ocorrido foi compartilhado nas redes sociais e já tem quase 25 milhões de visualizações.
Leia Mais
Sete erros que as pessoas cometem ao usar lentes de contatoConheça a neurovisão, ciência que estuda o que é captado pelos olhos Poluição visual ou pela luz pode gerar lesão nos olhos, depressão e câncerPesquisadores analisam aspectos que afetam a nitidez dos olhosDia Mundial da Saúde Ocular lembra a importância de cuidar bem dos olhosEnxaqueca oftalmológica: saiba o que é e como identificar TikTok perpetua cultura tóxica de dieta em adolescentes, diz novo estudoUso errado da lente de contato pode levar a transplante de córnea Zolpidem e os jovens: conheça efeitos colaterais de remédio que virou mania
Por meio do Instagram, a oftalmologista explicou que precisou usar o fórceps de joalheiro, “um instrumento cirúrgico muito preciso e delicado”, para separar as lentes que ficaram bastante coladas umas nas outras depois de passarem quase um mês dentro da pálpebra da mulher. “Eu, cuidadosamente, separei todas as lentes e contei o total de 23”, escreveu Kurteeva.
Lentes de contato
De acordo com Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especializado em catarata, lentes de contato, ceratocone e cirurgia refrativa, as lentes de contato trazem inúmeros benefícios para aqueles que precisam de correção ocular. Entretanto, seu uso incorreto pode ocasionar uma gama de prejuízos à saúde ocular, que vão de sensações desconfortáveis a lesões de diversos níveis de gravidade.
“Como a córnea é um tecido transparente, as infecções podem trazer consequências devastadoras aos olhos, limitando a visão, caso surjam cicatrizes. Casos de uso incorreto de lentes de contato podem causar não só essas fissuras, como também contribuir para a formação de úlceras que, em graus mais severos, podem levar à perda parcial ou total da visão, ao transplante de córnea ou mesmo à perda do globo ocular”, esclarece Tiago.
O médico afirma ser de extrema importância não ficar com as lentes por muitas horas seguidas e alterná-las com os óculos de grau. “Isso porque a lente de contato fica na córnea, tecido que não tem vasos sanguíneos, então, se você tem um objeto impedindo a melhor oxigenação da córnea, ao longo de horas e horas seguidas, isso trará consequências ruins”.
Outro ponto levantado por Tiago é que a lente de contato causa dificuldade para lubrificação da córnea, e, ficando muito tempo com ela, podem-se desenvolver olho seco, fissuras e inflamações e atrapalhar o uso das lentes de contato.
'Dez mandamentos'
Segundo o oftalmologista, a campanha Setembro Safira conscientiza sobre o uso correto das lentes de contato por meio de de dez mandamentos. São eles:
- Lavar bem as mãos e secá-las completamente antes de manusear as lentes
- Para limpar e armazenar, usar somente as soluções próprias para limpeza de lentes de contato, fazer movimentos de fricção e enxaguar diariamente após o uso
- Todos os dias, ao colocar as lentes de contato, jogar fora toda a solução que ficou no estojo, limpá-lo com a própria solução e substituir o estojo a cada três meses
- Não usar a lente após seu vencimento, respeitando o prazo de validade do fabricante
- Não dormir com as lentes de contato
- Não tomar banho de chuveiro nem mergulhar em mar, rio ou piscina com as lentes nos olhos
- Usar colírios lubrificantes próprios para o uso com lentes de contato
- As lentes de contato não substituem completamente os óculos; o uso deve ser alternado diariamente
- Faça a higiene dos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não oleosos testados para uso oftalmológico
- O uso das lentes de contato deve ser acompanhado pelo oftalmologista. Caso haja qualquer desconforto, dor, vermelhidão ou visão embaçada deve-se suspender o uso e procurar o oftalmologista.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata