Embora a homeopatia seja uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980, há muito preconceito em torno do método devido à falta de conhecimento. Isso faz com que pacientes não busquem esta alternativa eficaz para diferentes tratamentos por acreditarem, principalmente, em um efeito placebo.
Leia Mais
Pesquisador faz 'biografia não autorizada' da relação do Príncipe Charles com medicina alternativaBrasileira é premiada na França em pesquisas sobre plantas silvestresComida do futuro: as plantas pouco conhecidas que podem nos alimentar em 2050Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: causas e consequênciasMédico de adolescente? Especialidade orienta e cuida da saúde dos jovens'Mãe de adolescente: quem vai colocá-la no colo?' é tema de evento em BHNova radioterapia é promissora contra tumores preservando tecido saudável; entenda“Em linhas gerais, ela costuma ser uma decisão dos pais por ter um resultado satisfatório em crianças, principalmente, nas fases pré-escolares. Os pediatras, muitas vezes, associam a homeopatia aos tratamentos convencionais, como opção aos antialérgicos e antibióticos, nas doenças respiratórias agudas e crônicas; bem como para os distúrbios comportamentais”, pontua o pediatra e homeopata.
Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. A especialidade é baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças. Há diretrizes e estratégias para inserção de produtos e serviços relacionados à homeopatia. A especialidade é baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças.
Vale destacar que a técnica é um adicional da medicina, em que pediatras optam por se especializar em outras linhas para aumentar a eficácia dos seus benefícios, sem abandonar os medicamentos usuais quando necessário.
"A homeopatia atua equilibrando e corrigindo a energia vital do paciente, sendo capaz de diminuir de forma significativa o número de internações hospitalares", destaca o pediatra.
Pediatria homeopática
Quando questionado sobre os benefícios no desenvolvimento das crianças, Paulo Abrahão é categórico ao sinalizar o lado psicossocial, "capaz de interagir com os distúrbios comportamentais, demandas reprimidas, bem como auxiliar nos transtornos do espectro autista".
A pediatria homeopática proporciona à criança menor suscetibilidade a doenças comuns, já que os medicamentos diminuem as manifestações clínicas até a fase adulta. "O homeopata aborda o paciente como um portador de um desequilíbrio energético, sua visão vai além da doença, tenta alcançar por meio de poucos medicamentos a cura física e mental", finaliza o médico.