Jornal Estado de Minas

O PODER DA MÚSICA

Instrumentos musicais são mais importantes que eletrônicos para crianças


Batendo panelas, cantando alto ou um violãozinho de brinquedo bem desafinado. Quem não se lembra de ter vivido na infância um momento em que era o máximo se imaginar como um cantor famoso? Para muitos pais isso pode ser um terror, já que acreditam que se trata de uma bagunça irritante e sem nenhuma utilidade.



Mas essas simples brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da criança. Do ponto de vista pedagógico, esses exercícios se encaixam na faixa dos dois a sete anos de idade, quando o pequeno já trabalha a imaginação, criatividade e memórias. Nisso, a inteligência musical, como é chamada, pode ser uma boa aliada do professor e dos pais.

"Uma criança consegue ter esse ouvido mais sensitivo para a música. A música ajuda nessa capacidade de se concentrar e fortalecer o processo cognitivo, além de facilitar a coordenação motora. Quando você tem ali um instrumento, mesmo que seja de brinquedo, tem estímulos que vão fazer essa criança ter um raciocínio mais rápido", reforça o especialista em educação familiar Jean Rodrigues.

Jean trabalha junto aos pais a importância de usar a música como um meio essencial de socialização e facilitador na aprendizagem. Por meio de uma batida desafinada na mesa ou até uma aula de música, a criança encontra ali um meio de se expressar, de mostrar alegria, desenvolver relações com eventos e símbolos e até ficar mais calma em casa.



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"O meu filho, o Vicente, é o mais agitado. A gente precisava encontrar algo para diminuir isso. Muitos falavam de futebol ou luta. Mas colocamos na aula de piano, que ajuda no autocontrole e traz foco. Ele ficou mais calmo e centrado. Por isso é importante usar a música até como um canalizador da energia da criança", conta.

Nos dias atuais, em que os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais próximos e acessíveis para as crianças, atividades naturais e artísticas como a música se tornam essenciais. Diferente dos celulares e tablets, que sugerem uma limitação mecânica, quando a criança canta e toca um instrumento desenvolve a escuta, a fala e a maneira de se comunicar com os outros.