Jornal Estado de Minas

GRAVIDEZ

'Não me arrependo': as revelações de Jennifer Aniston sobre inseminação

A atriz Jennifer Aniston falou publicamente pela primeira vez sobre suas tentativas de engravidar por meio de fertilização in vitro (FIV), mas diz que agora "é tarde demais".

A atriz, de 53 anos, mais conhecida por interpretar Rachel Green na série Friends, contou que passou por um momento difícil entre o fim dos 30 anos e começo dos 40 anos, enquanto estava sob intenso escrutínio da mídia. "Eu estava tentando engravidar", revelou ela em entrevista à revista Allure, acrescentando que gostaria que alguém tivesse dito a ela para congelar os óvulos.





"Foi uma jornada desafiadora para mim, a jornada de fazer bebês." "Todos os anos e anos de especulação... Foi muito difícil. Eu estava passando por fertilização in vitro, tomando chás chineses... tentei de tudo."

Leia também: Como engravidar: as recomendações de médicos para aumentar as chances.

Ela disse na entrevista ter "arrependimento zero" das tentativas.

"Eu daria qualquer coisa a alguém que tivesse me dito: 'Congele seus óvulos. Faça um favor a si mesma.' Você simplesmente não pensa nisso. Então aqui estou eu hoje", afirma. "É tarde demais."





'Narrativa de que eu era apenas egoísta'

Em 2018, Aniston e o ator Justin Theroux anunciaram que haviam se separado após dois anos de casamento. Antes disso, ela havia sido casada com o ator Brad Pitt.

A atriz afirma que a imprensa pode ser cruel com as mulheres da indústria do entretenimento que não têm filhos. Segundo Aniston, a imprensa criou uma "narrativa de que eu era apenas egoísta" e "só me importava com a minha carreira". "E Deus me livre que uma mulher seja bem-sucedida e não tenha filho", diz ela.

Ao comentar sobre seu casamento com Brad Pitt, ela disse:

"E a razão pela qual meu marido me deixou, pela qual terminamos e nosso casamento acabou, foi porque eu não daria um filho a ele. Isso é absolutamente mentira. Não tenho nada a esconder neste momento."

Leia também: Bebês no útero sorriem para cenouras e fazem careta para couve, dizem cientistas.

Aniston, que está no ar com a série da Apple TV+ The Morning Show, afirmou ainda que sentiu "um pouco de alívio agora" por estar mais velha e achou "libertador" —porque "não há mais: 'Eu posso ? Talvez. Talvez. Talvez'. Não preciso mais pensar nisso", explicou.





"Passei tantos anos protegendo minha história sobre a fertilização in vitro. Sou tão protetora com essas partes porque sinto que há muito pouco que posso guardar para mim", completou.

Leia também: Mulher que perdeu 22 bebês diz que aborto espontâneo ainda é um tabu.

A fertilização in vitro é um procedimento de reprodução humana assistida em que um óvulo é fecundado pelo espermatozoide em laboratório e, em seguida, os embriões já formados são inseridos no útero da mulher.

"O cria narrativas que não são verdadeiras, então posso dizer a verdade. Sinto que estou saindo da hibernação. Não tenho nada a esconder", finalizou Aniston.

- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-63571228