(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas NOVEMBRO ROXO

Novembro Roxo: alerta para os cuidados com bebês prematuros

O Dia Mundial da Prematuridade, em 17/11, lembrado pelo Novembro Roxo, destaca que infecções respiratórias são o maior risco da prematuridade


14/11/2022 13:30 - atualizado 16/11/2022 14:39

bebê prematura em uma incubadora
Em bebês com menos de seis meses, principalmente prematuros, o risco de infecções respiratórias é maior e até 15% dos casos requerem internações (foto: PublicDomainPictures/Pixabay)
Por conta do Dia Mundial da Prematuridade, em 17/11, este mês se tornou conhecido como Novembro Roxo e alerta para os cuidados com bebês prematuros. As  infecções respiratórias representam o maior risco da prematuridade, podendo levar a quadros graves de saúde e internações. 

O principal agente causador dessas infecções é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em menores de dois anos. Em bebês com menos de seis meses, principalmente prematuros, o risco é maior e até 15% dos casos requerem internações.

Felizmente, é possível prevenir os quadros graves. Como o vírus é sazonal no Brasil, é possível um tratamento preventivo, que se tornou conhecido como a vacina do prematuro. O palivizumabe é um anticorpo monoclonal, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos planos de saúde, que pode ser ministrado em prematuros até completarem 12 meses de vida, sendo necessária uma dose mensal antes da época de VSR.

Leia também: Pneumonia: doença é a maior causa infecciosa de óbitos em crianças. 

Dependendo de quando o bebê completa um ano de vida, até cinco doses podem ser ministradas por ano, sempre mensalmente, sob orientação do médico pediatra.

Redução do tempo de hospitalização 

A terapia tem comprovada eficácia em reduzir tempo de hospitalização, uso de oxigenação suplementar, admissões na UTI, entre outras complicações.

A sazonalidade do VSR no Brasil varia de acordo com a região. Norte, de fevereiro a junho; Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, de março a julho; e Sul, de abril e agosto. Por isso, a primeira dose preventiva contra VSR já pode ser ministrada a partir do início de janeiro.
 
No Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuramente todos os anos, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), o que também implica em risco aumentado para doenças cardiovasculares e diabetes, problemas de aprendizagem e deficiências motoras, além das infecções respiratórias1.

Bebês prematuros são aqueles que nascem antes de completar 37 semanas de gestação, sendo que o período gestacional completo pode durar entre 37 e 42 semanas. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)