Segundo o Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Com a chegada da Copa do Mundo, os nervos estão à flor da pele, então é preciso ficar atentos aos cuidados necessários.
Relatos de torcedores que passam mal e até morrem durante uma partida de futebol é comum. POr exemplo, em setembro deste ano, durante uma emocionante partida entre Cádiz e Barcelona, no Campeonato Espanhol, a partida foi paralisada por cerca de uma hora devido a um infarto sofrido por um torcedor. No momento do incidente, o placar marcava 2 a 0 para o Barcelona, quando o árbitro Carlos del Cerro Grande foi informado e enviou atendimento médico para a arquibancada.
Leia também: Copa do Mundo: como a saúde mental influencia o desempenho dos jogadores.
Com a Copa do Mundo chegando, a competição de futebol mais esperada pelos amantes do esporte em todo o mundo, especialistas da Doctoralia e Medictalks dão cinco dicas para evitar preocupações no meio das partidas. Confira:
Leia Mais
A Copa do Mundo pode unir um país dividido por política?Copa do Mundo do Catar 2022: baixe aqui a tabela de jogos no horário de BrasíliaCinco lições que as crianças podem ter com a Copa do MundoLeia também: Copa do Mundo: como a saúde mental influencia o desempenho dos jogadores.
Com a Copa do Mundo chegando, a competição de futebol mais esperada pelos amantes do esporte em todo o mundo, especialistas da Doctoralia e Medictalks dão cinco dicas para evitar preocupações no meio das partidas. Confira:
1 - Cuidado com a alimentação
De acordo com a Rosamar Rezende, parceira da Medictalks e especialista em hepatologia, gastroenterologia, com experiência em elastografia hepática, as pessoas precisam prestar atenção caso se alimentem durante as partidas e até mesmo antes ou depois, já que podem ficar ansiosas e terem compulsão alimentar. “O nervosismo e a agitação nessas situações são naturais, mas é preciso buscar outras formas de se acalmar que não estejam relacionadas com a alimentação. Comer em excesso traz predisposição à obesidade e gordura no fígado”.
2 - Atenção à ansiedade e ao nervosismo
Segundo Denise Ayres d’Avila, psicóloga e membro da Doctoralia, alguns cuidados podem ser favoráveis em tempo de Copa do Mundo. “Não supervalorize os resultados, pense nos jogos como uma oportunidade de confraternizar entre amigos. Se perceber efeitos físicos de ansiedade como sudorese excessiva, respiração curta e coração acelerado, são sinais de alerta. Dê uma volta, procure respirar lentamente, concentre-se na sua respiração. E não se esqueça, o jogo acaba e sua vida continua”.
3 - Cuidado com a voz
Segundo Arthur Conegundes, especialista em voz, oratória e membro da Doctoralia, gritar em meio aos jogos da Copa do Mundo é inevitável, portanto, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com aqueles que trabalham com a voz, como por exemplo: cantores, professores, palestrantes, entre outros. “Quando gritamos, corremos o risco de gerar lesões, portanto é importante estarmos protegidos. O consumo de água ao longo do dia é um ponto indispensável para hidratar a prega vocal, além disso, após um longo dia de euforia, o descanso é necessário para recuperar a possível roquidão".
4 - Não consuma álcool em excesso
Segundo Rosamar Rezende, gastroenterologista, o consumo de bebida alcoólica em excesso pode trazer vários danos à saúde e, por isso, os torcedores devem se policiar. Nada de ultrapassar limites.
“Quando ingeridas em excesso, as bebidas alcóolicas podem trazer euforia, batimentos cardíacos acelerados, náuseas, vômitos, hipoglicemia, falta de coordenação motora e sonolência. Além disso, no caso de consumo contínuo em excesso, este pode levar à gastrite, esofagite, sangramento digestivo, problemas hepáticos, pancreatite, neuropatia periférica, anemia, disfunção imunológica, osteoporose, além de ser um fator de risco para vários tipos de câncer como de boca, esôfago, fígado, estômago, entre outros. Assim, mesmo em momentos de celebração, é preciso beber com moderação e lembrar que se hidratar é fundamenta. E isso antes, durante e depois do consumo do álcool. Também é importante evitar ingerir bebidas alcoólicas sem se alimentar", alerta.
5 - Cuidado com a exposição ao sol
Para Gislaine Sales, dermatologista e membro da Doctoralia, o clima desértico da Copa no Qatar, país peninsular árabe cuja paisagem abrange um deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico, pode trazer prejuízo à pele dos jogadores e torcedores. "Portanto, é importante redobrar o uso de protetor solar, hidratantes orais e tópicos, além de cuidados extras como uso de roupas com fator de proteção e óculos escuros. “A exposição prolongada, que começa desde as filas, pode causar desidratação pelas altas temperaturas, surgimento de manchas na pele, envelhecimento e até risco de aparecimento de alguns tipos de câncer de pele. O ideal é aplicar protetor solar 30 minutos antes de sair para o evento e se hidratar com frequência".