Jornal Estado de Minas

TEORIA

Pesquisadores sugerem nova hipótese para explicar a morte de Bruce Lee


Lee Jun-fan, mundialmente conhecido como Bruce Lee, foi um artista, diretor de cinema, roteirista e instrutor de artes marciais. Ele morreu em 20 de julho de 1973, aos 32 anos. De acordo com a autópsia, a morte foi por anafilaxia (reação alérgica aguda) ao medicamente Equagesic, o que ocasionou um edema cerebral. No entanto, pesquisadores sugerem que Bruce Lee faleceu devido a incapacidade do rim de excretar o excesso de água ingerida.



Leia também: Copa do Mundo: como lidar com o turbilhão de emoções e a pressão pelo hexa

Em artigo publicado no periódico Clinical Kidney Journal, os autores do estudo explicam a hipótese da hiponatremia como causa da morte do famoso artista marcial.

"Propomos agora, com base na análise de informações publicamente disponíveis, que a causa da morte foi edema cerebral devido a hiponatremia. Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee. Em resumo, Lee tinha vários fatores de risco que predispunham à hiponatremia resultante da interferência nos mecanismos de homeostase da água que regulam a ingestão e a excreção de água", diz a pesquisa.

A hiponatremia geralmente ocorre quando uma pessoa bebe uma grande quantidade de água em um espaço de tempo muito curto. "Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água", pontuam os pesquisadores.

O estudo intitulado Who killed Bruce Lee? The hyponatraemia hypothesis (Quem matou Bruce Lee? A hipótese da hiponatremia,em livre tradução) foi publicado no periódico Clinical Kidney Journal e pode ser acessado neste link.