A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Ela é causada geralmente por uma lesão muscular ou ligamentar.
Segundo o ortopedista e especialista em coluna, Ricardo Teixeira, o número de pessoas que convivem com dor lombar é significativo. Entre as principais razões para o problema, estão a má postura, sedentarismo, sobrepeso, posições incorretas no ambiente de trabalho e nos afazeres domésticos.
Leia também: Pesquisadores sugerem nova hipótese para explicar a morte de Bruce Lee
De acordo com o especialista, a prevenção ainda é o melhor tratamento. Independentemente da faixa etária e da condição, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir ou reduzir a incidência de episódios de dor lombar. São elas:
- Manter o peso adequado
- Cuidar da postura, tanto durante o dia ao desempenhar qualquer atividade, quanto ao dormir
- Evitar permanecer em pé, sentado ou curvado por longos períodos de tempo
- Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura abdominal e alongar-se frequentemente, principalmente antes das atividades físicas
- Dobrar os joelhos, e não a coluna, ao se abaixar
- Evitar sapatos de salto alto ou instáveis. Dar preferência aos de solado baixo e macio
- Não dormir em colchão excessivamente mole ou duro
- Manter um consumo adequado de cálcio
- Sentar-se adequadamente sobre os glúteos
- Beber muita água, hidratar-se sempre
- Evitar o cigarro
O tratamento para dor no final da coluna pode ser feito com o uso de relaxantes musculares ou anti-inflamatórios, dependendo do tipo de dor e da orientação médica. "O principal objetivo é aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade", explica o especialista.