Dermatologista, Juliana Palo, fala das altas temperaturas prestes a aquecer o nosso “Brasilsão”. Claro que na temporada do verão o que as pessoas mais desejam é adquirir aquela tentadora cor tropical, mas sem deixar de lado o cuidado com a saúde da pele e com o corpo saudável. Ingerir muito líquido e estar atento aos horários de pico nas praias e clubes é essencial. Infelizmente, durante o verão, sobretudo no Brasil, costuma aumentar o número de incidentes relacionados com o bronzeamento artificial e Juliana nos deixa alguns alertas.
O primeiro deles é tomar muito cuidado com procedimentos estéticos de bronzeamento artificial que são proibidos em alguns países. “Bronzeamentos por câmeras que emitem radiação ultravioleta é proibido no Brasil e em outros países pelo aumento do risco de câncer de pele. A primeira orientação é fugir deste tipo de procedimento e dar preferências a procedimentos sem radiação”, alerta Juliana Palo. A dermatologista reafirma que há outros procedimentos mais seguros e até caseiros que funcionam.
“Opções de bronzeamento artificial permitidas e que não agridem a saúde são o bronzeamento por vaporização, conhecido como jet bronze ou o bronzeamento com cremes aplicados em casa. Atualmente há excelentes produtos para o bronzeamento caseiro. Os cremes autobronzeadores, como são conhecidos, podem ser aplicados inclusive no rosto, quando indicado no rótulo do produto”, explica a dermatologista.
Indústrias estão investindo também em filtros solares autobronzeadores. Juliana Palo diz que “esses produtos, ao mesmo tempo que protegem a pele dos danos solares, provocam uma reação química na pele, resultando em aspecto bronzeado. Enquanto você cuida da sua saúde protegendo a pele dos raios do sol, você também adquire aquela cor desejada do verão”. Sobre a aplicação, Juliana recomenda cuidado com a frequência: “aplicar três vezes por semana costuma ser suficiente. Assim fica mais fácil adquirir um bronzeamento de forma natural e progressiva”, conclui.
E se você quer aproveitar com tudo o que você merece, não deixe de conferir essas dicas quentes – literalmente – que nossa dermatologista separou especialmente para você aproveitar ao máximo e com saúde esse verão brasileiro de 2022:
- Evite os horários de pico da radiação solar entre 10h da manhã e 16h. Dê preferência ao sol antes das 10h da manhã ou após às 16h;
- Use abuse dos filtros solares autobronzeadores. Assim você se protege de queimadoras, se protege de câncer de pele e adquire a corzinha brasileira tão desejada;
- Reaplique filtro solar quando exposto ao sol a cada duas horas ou sempre depois de molhar a pele. Depois de duas horas, o filtro solar aplicado não faz mais o efeito desejado. E após entrar na água do mar ou na água da piscina, por mais que o filtro solar seja à prova d’água ele perde o seu efeito;
- O primeiro filtro solar do dia precisa ser um filtro em creme, mas as reaplicações pra facilitar podem ser feitas por filtro solar em spray ou bruma. Assim, se torna muito mais fácil e agradável a reaplicação dos filtros solares.