Jornal Estado de Minas

SAÚDE BUCAL

Higienização oral errada acarreta males a outros órgãos, diz especialista

A higienização oral realizada de modo errado pode causar doenças periodontais preocupantes aos pacientes. As enfermidades são aquelas que atingem a gengiva, o osso ou o ligamento periodontal como a gengivite e a periodontite. De acordo com especialistas pela saúde da boca, microrganismos da cavidade bucal podem migrar pela corrente sanguínea para órgãos como coração e pulmão, que favorecem doenças sistemáticas.





Para o especialista em estética bucal Antônio Calácio, muitos pacientes desconhecem sobre os riscos causados pelas enfermidades associadas à dentição do ser humano. Também conhecido como o Doutor do Dente, ele alerta que os pacientes fiquem atentos e ao perceberem o sangramento gengival, mau hálito, gengivas inchadas, avermelhadas e retraídas, além de sensibilidade nos dentes, façam uma visita ao dentista.

“Trata-se de sintomas que despertarão para uma visita ao consultório odontológico. O tratamento é a melhor solução para que o paciente evite transtornos futuros relacionados à saúde dos dentes. A correta interpretação de um problema periodontal possibilita a tempo que o paciente não predisponha a uma doença sistemática ou condição para doença pré-existente”, explica Antônio Calácio.

Leia também: Como escovar os dentes direito? O que diz a ciência.

Alerta para os tabagistas

 
Especialista em estética bucal, Antônio Calácio, alerta sobre sinais como sangramento gengival, mau hálito, gengivas inchadas, avermelhadas e retraídas, além de sensibilidade nos dentes façam uma visita ao dentista. (foto: Arquivo Pessoal)
O alerta também é lembrado àqueles que têm hábitos do tabagismo, que além de afetar negativamente a saúde sistêmica aparece como fator que impulsiona problemas aos tecidos periodontais, comprometendo ainda mais a saúde da boca.





“Temos de fazer uma melhor compreensão sobre a odontologia. A chamada saúde periodontal faz parte de um todo, já que todos os sistemas fazem uma interligação no organismo”, afirma o especialista.

Leia também:  É melhor escovar os dentes antes ou depois de tomar café? Como evitar manchas.

Antônio Calácio alerta que "os cuidados também contribuem com o tratamento de outras doenças. Por exemplo, os pacientes diabéticos ou hipertensos, que podem observar uma ajuda no controle dos níveis de glicose e pressão arterial".