A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, em 13/12, um alerta sobre a ocorrência de cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis, supostamente ocasionada por produtos para trançar e modelar cabelos comercializados no país. O documento apresenta recomendações para o uso seguro desses produtos, entre outros cosméticos.
Leia Mais
Verão: toda proteção para pele e cabelos é bem-vindaComo fazer o cabelo crescer? Veja tratamentos disponíveis no mercadoMinoxidil não é indicado para queda de cabelo pós-COVIDEnvelhecimento do couro cabeludo: cuidados com cabelos após os 50 anosPomadas para cabelo: Anvisa manda recolher produtos de 5 empresas; vejaDepilação íntima completa traz risco de doenças, alerta médicaEstudo mineiro pretende identificar câncer de mama por exame de sangue Ecoansiedade? Entenda o termo que nomeia o medo das mudanças climáticasLeia também: Cabelos volumosos confirmam popularidade como símbolo de beleza e poder.
Registro de efeitos indesejáveis
É de fundamental importância que a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar e modelar os cabelos e de outros produtos cosméticos seja registrada. Há links específicos para registro por parte de cidadãos e profissionais que manejam produtos cosméticos e empresas e profissionais de saúde.
Efeito grave
Um efeito indesejável grave é uma reação adversa inesperada e prejudicial à saúde humana, que leva à incapacidade funcional temporária ou permanente, invalidez, hospitalização, anomalias congênitas, risco imediato à vida ou morte.