Familiares e amigos já esperam para se reunir para as comemorações de Natal e Ano Novo. E, como é bem comum também surgirem convites para confraternizações nas empresas, o sinal de alerta para os excessos nos consumo de comidas e bebidas deve ser ligado.
A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi preparou um guia rápido para que esses momentos sejam aproveitados sem exageros.
Salada para matar a fome
O ideal é iniciar a refeição pelas saladas e frutas, ganhando um pouco mais de saciedade, para então seguir com as carnes magras. Peru, frango ou peixe são as melhores opções. Deixe para o final as carnes vermelhas, evitando comer em demasia massas com molho à base de queijo e leite.
Cuidado com as carnes gordurosas
O excesso de comida pode sobrecarregar o sistema digestivo, causando má digestão, além de refluxos e dores abdominais. Dê preferência à ingestão de pequenas quantidades de alimento, sem com isso se privar de seus pratos favoritos.
Leia também: Brasileiros semtem mais tesão no verão, diz pesquisa
De modo geral, os pratos das ceias costumam ter carnes como chester, peru ou tender. Neste caso, é recomendável retirar a pele de cima destes assados, pois são muito gordurosas. Se preferir carnes magras, a substituição pelo lombo suíno, que pode ser preparado de várias maneiras, é excelente.
Intoxicação alimentar, um ponto de atenção
Não é apenas o valor nutritivo de um alimento nas festas de final de ano que merece atenção. Importante sempre estar atento às condições de higiene ou podem ocorrer problemas, como a intoxicação alimentar. É preciso ter atenção ao estado de embalagem do produto e buscar informações sobre sua composição, tabela de informação nutricional, prazo de validade, temperatura de conservação e modo de preparo ou consumo. Os alimentos congelados e refrigerados devem ser mantidos conservados conforme as instruções no rótulo.
Dietas especiais
Pessoas que têm diabetes precisam fazer uma alimentação composta por pratos ricos em proteínas, restringindo a ingestão de bebidas alcóolicas, além de açúcares e massas. Já para quem sofre de hipertensão, a dica é evitar o uso de sal para controlar os picos hipertensivos.
Beber com moderação
A regra básica nas festas de final de ano é não abusar do álcool, além de se hidratar antes e durante o consumo de bebidas alcóolicas. Durante a festa, tente intercalar uma taça de vinho, por exemplo, com um copo de água ou suco. Desta forma, os efeitos da bebida serão minimizados, assim como a indesejável ressaca no dia seguinte.