A agência americana de medicamentos (FDA) aprovou a comercialização do tocilizumabe - vendido sob o nome Actemra - para tratar a COVID-19 em adultos hospitalizados, anunciou nesta quarta-feira a farmacêutica suíça Roche.
Desde o começo da pandemia, o medicamento, destinado originalmente ao tratamento da artrite reumatoide, foi usado em mais de 1 milhão de pessoas internadas com COVID, e é aprovado para esse fim em mais de 30 países, ressaltou o grupo em seu comunicado.
Antes da sua homologação pela FDA, o anticorpo monoclonal intravenoso foi usado nos Estados Unidos com base em uma aprovação de emergência concedida em junho de 2021.
Leia Mais
Pesquisador da UFMG desenvolve técnica que pode baratear testes de COVID-19Casos de herpes-zóster aumentam e podem ter relação com a COVID-19COVID exige cuidados no Natal e no réveillon; veja recomendaçõesCOVID-19: por que a pandemia está longe de terminarSobreviventes de COVID grave têm estresse pós-traumático Laboratórios Hermes Pardini registram 3ª semana de queda de testes de COVID
A Roche anunciou em abril que seu pedido de homologação nos Estados Unidos para o uso do medicamento em pacientes internados com COVID teria uma revisão prioritária, condição reservada a remédios para doenças graves com poucas opções de tratamento.
"Com o surgimento de novas variantes, os tratamentos aprovados pela FDA, incluindo o Actemra, continuam sendo fundamentais para dar continuidade à luta contra a COVID", assinalou o diretor médico da gigante farmacêutica, Levi Garraway.