Pesquisadores japoneses identificaram que o suco de kiwi (actinidia arguta), com o componente molecular isoquercetina, ajuda a prevenir o câncer de pulmão, que é uma das principais causas de morte no Japão e no mundo. A fruta, também chamada pelos japoneses de sarunashi, é tradicionalmente cultivada na província de Okayama, sendo rica em polifenóis e vitamina C. Para o estudo, os cientistas usaram um modelo de camundongo.
Leia Mais
Conheça os óleos essenciais mais procurados para trazer boas energiasEscolha as cores e prepare rituais para o Ano-NovoEstudo: mulheres podem identificar homens solteiros pelo cheiroCâncer de pulmão: comprimido reduz pela metade risco de morte Conheça riscos e sintomas do câncer de pulmão, diagnosticado em Rita Lee em 2021Nutricionista ensina como avaliar rótulos de produtos saudáveisGlória Maria enfrentou câncer de pulmão e metástase no cérebro; entendaInfecção pulmonar: união de bactéria e antibiótico é promissora, diz estudoEnzima que protege células contra vírus pode ajudar na evolução do câncer Desafios de pessoa com transtorno de personalidade limítrofe para namorarPoluição é associada a maior risco de desenvolver demênciaO resultado foi animador, segundo os pesquisadores da Universidade de Okayama, pois o número de nódulos tumorais foram significativamente menores no grupo que recebeu doses orais do suco de kiwi. A descoberta foi publicada no periódico Genes and Environment.
Leia também: 'Fui parar no hospital por causa de cílios postiços': entenda os riscos
O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa de sobrevida relativa em cinco anos é de aproximadamente 18%. "A taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e cessação do tabagismo constatados nos diferentes sexos", informa o INCA.