A discussão sobre os riscos do fogão a gás está surgindo nos Estados Unidos após um estudo apontar que cerca de 12,7% dos casos de asma infantil estão relacionados ao uso do equipamento por causa da liberação de dióxido de nitrogênio. A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA anunciou que analisaria os perigos desses fogões.
Além dos riscos imediatos à saúde representados por essas emissões, os autores do estudo também calcularam que o impacto climático anual de todos os fogões a gás que liberam metano nos EUA é igual ao das emissões de dióxido de carbono de meio milhão de carros.
Segundo o portal IFlScience, uma das alternativas para inibir os impactos negativos do fogão é deixar a janela aberta enquanto cozinha. Outro recurso é a obtenção de exaustor ou coifa para ajudar a tirar parte da poluição da casa.
Leia também: Por que sinto mais dores de cabeça no verão?
O estudo Population Attributable Fraction of Gas Stoves and Childhood Asthma in the United States (Fração populacional atribuível de fogões a gás e asma infantil nos Estados Unidos, em tradução livre) foi publicado no periódico International Journal of Environmental Research and Public Health.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine