Você sabia que…
A pílula anticoncepcional não causa infertilidade? As causas da infertilidade são outras, a exemplo de distúrbios hormonais que impedem ou dificultam o crescimento e a liberação de óvulos, problemas nas tubas uterinas, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, entre outros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o anticoncepcional, se utilizado por cinco ou mais anos, aumenta as chances de gravidez se comparado a mulheres que a utilizam por menos anos. Segundo os especialistas, quanto mais tempo a mulher usar esse método de contracepção, menos ovulações ela vai ter, portanto, a fertilidade será mais preservada.
O que causa a dislexia?
A dislexia é caracterizada como um transtorno específico de aprendizagem, com origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades na escrita, na fala e na soletração. Geralmente, o problema é diagnosticado na infância – ainda na alfabetização. Outras vezes, somente é descoberto na fase adulta. Os especialistas ainda não sabem o que realmente causa a dislexia. O que se sabe é que não raramente esse transtorno afeta várias pessoas da mesma família, o que pode talvez explicar alguma alteração genética que afeta o processamento cerebral da leitura e da linguagem.
“Olhares da Filantropia”
O Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) lança o concurso Olhares da Filantropia, um projeto que busca celebrar e reconhecer imagens do trabalho filantrópico registradas por fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil. Os participantes precisam escolher uma instituição filantrópica ou iniciativas de políticas públicas e ações solidárias nas áreas de saúde, educação ou assistência social que atendam às necessidades e garantam os direitos dos cidadãos e cidadãs. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro de 2023. Mais informações e edital completo: https://fonif.org.br/olhares-da-filantropia/.
Enxaguante bucal
O enxaguante bucal geralmente contém um alto volume de álcool e flúor. Ambos os ingredientes não devem ser ingeridos em grandes quantidades, principalmente por crianças. Por esse motivo, segundo a American Dental Association, não se recomenda seu uso por crianças menores de 6 anos. Os adultos também não devem ter o hábito de engolir enxaguante bucal. O alerta é feito por Bruna Conde, cirurgiã-dentista e expert em saúde bucal.
Produção excessiva de leite
Algumas mulheres relatam sentir uma dor aguda na região mais profunda do seio enquanto estão amamentando. Dois motivos podem ser responsáveis pela dor: a posição do bebê em relação ao mamilo ou o leite excessivo que algumas mães têm. Ao verificar a posição correta do bebê durante a amamentação, a produção do leite tende a se adaptar às necessidades dele, o que faz com que a dor melhore. Uma outra dica é doar uma parte a um banco de leite.