Na entrevista do podcast "Quem Pode, Pod", apresentado por Fernanda Paes Leme, a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank contou o caso do filho dela, chamado de Bless. Ele foi diagnosticado com síndrome sensorial. Não tem cura, mas pode-se levar uma vida melhor  com tratamentos adequados.





Essa síndrome não  é comum e pode ter fator genético, mas também existem outros fatores extrínsecos que podem colocar as crianças em risco. Estes incluem privação materna, parto prematuro, desnutrição pré-natal e cuidados institucionais precoces.
 
Leia também: Alzheimer: teste pode detectar risco da doença precocemente 

De acordo o biólogo e neurocientista, pós PhD Fabiano de Abreu Agrela, a síndrome do transtorno sensorial (TPS) é uma condição que afeta a forma como o cérebro processa as informações sensoriais (estímulos). "As informações sensoriais incluem coisas que você vê, ouve, cheira, prova ou toca." 



O especialista também explica que a TPS pode afetar todos os seus sentidos. "Ou apenas um e geralmente significa que você é excessivamente sensível a estímulos que outras pessoas não são", informa. 

Os diagnósticos são feitos a partir dos  testes de Integração Sensorial e Práxis. Este consiste em 17 testes que são usados para testar vários aspectos do processamento sensorial. Na TPS, o sistema nervoso não sabe quando prestar atenção ou ignorar os estímulos. "Isso leva a uma busca sensorial anormal ou a esconder-se da estimulação", diz. 





Fabiano observa que as crianças são mais propensas do que os adultos. Mas os adultos também podem apresentar sintomas. Em adultos, é provável que esses sintomas existam desde a infância.

Algumas situações e sintomas que podem ocorrer:

* Costumam pensar que a roupa está arranhando ou coçando demais
* Que as luzes parecem muito brilhantes
* Que os sons parecem muito altos
* Que os toques suaves parecem muito difíceis
* Experimentação as texturas dos alimentos que os fazem engasgar
* Têm pouco equilíbrio ou parecem desajeitados
* Têm medo de brincar nos balanços

Tipos de SPD

As três principais categorias de SPD incluem:

* Transtorno de Modulação Sensorial
* Transtorno de discriminação sensorial
* Transtorno motor de base sensorial

Ajuda e diagnósticos

O tratamento é feito por um terapeuta ocupacional em atividades que ajudam a treinar os sentidos. De acordo com Fabiano Abreu, muitos terapeutas usam uma abordagem de integração sensorial (SI), que começa em um ambiente controlado e estimulante que desafia os sentidos sem sobrecarregar o paciente ou sentimentos de fracasso. "Com o tempo, o objetivo é estender as respostas aprendidas e apropriadas dos pacientes desenvolvidas na terapia para o mundo fora da clínica: casa, escola e vida", observa.


compartilhe