O carnaval está logo aí e muitas festas e blocos de rua já entraram no ritmo por todo o país. Enquanto uns pretendem viajar e descansar, outros querem mesmo é cair na folia e curtir. Seja como for, é importante se programar com antecedência: conhecer sua situação financeira atual, analisar as possibilidades e aproveitar sem ficar no vermelho. 





"Faça um diagnóstico financeiro, reveja as contas e se perceber que o orçamento está apertado, evite fazer loucuras para não se comprometer com dívidas nos próximos meses", orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista, PhD em educação financeira e presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin). 

Leia também:  Carnaval: sambar de salto alto pode causar entorses e fraturas.

Para ajudar, Reinaldo Domingos dá seis orientações para aproveitar o carnaval e economizar ao mesmo tempo: 

1- Viagens

Quem deseja viajar, mas não se planejou deve pesquisar locais, preços, pacotes e condições de pagamento que se encaixem em seu orçamento. É claro que gastos extras existirão - por isso é válido levar cerca de 30% do valor total da viagem como reserva - mas com os valores em mente é mais difícil gastar além do planejado. Considere também as despesas pós carnaval, como o cartão de crédito, caso vá usar na viagem.

2- Festas de rua

Em festas de rua, a tendência é gastar apenas com o que for consumir e com fantasia ou abadá. Para quem é frequentador assíduo - que vai antes, durante e até depois do carnaval - é importante conhecer seus números e saber o quanto pode gastar para não ter surpresas após as festas.



Leia também: 
Maquiagem de carnaval: cuidados para não afetar a saúde dos olhos.

3- Fantasias

Se for pular o carnaval fantasiado, considere reformar a fantasia do ano passado ou pegar emprestado com um amigo. Se gostar de explorar a criatividade e colocar a mão na massa, projete e produza a sua nova fantasia. Há muitas ideias criativas em tutoriais na internet. Aluguéis costumam ser mais caros e conforme o carnaval vai se aproximando, os preços sobem consequentemente.

4- Bebidas e alimentos

No carnaval, é preciso se atentar aos excessos, inclusive o de alimentos e bebidas alcoólicas. Afinal, exagerar nesses quesitos não fará bem para sua saúde física e financeira. Ao comprar, procure valores promocionais em atacados, pois tende a ser mais barato e saudável levar cooler com bebidas e petiscos do que comprar de vendedores ambulantes.




Caso esteja com contas acumuladas, evite contrair novas dívidas no carnaval para que o momento de descontração e alegria não se torne motivo de preocupação

(foto: atelierlouisecostume/Pixabay )
5- Inadimplente: cuidado dobrado

Caso esteja com contas acumuladas, evite contrair novas dívidas no carnaval. Procure economizar para que o momento de descontração e alegria não se torne motivo de preocupação. Não desanime, faça algo mais simples este ano e se planeje para sair dessa situação com educação financeira.

6- Hora de curtir

Caso tenha poupado dinheiro e planejado seu Carnaval com antecedência, parabéns! Agora resta curtir, evitando ultrapassar o valor. Se separou uma verba para todo o feriado, pode ser interessante dividir pelo número de dias e saber quanto gastar por dia.

compartilhe