Cuidar da saúde e higiene é tarefa de todos, especialmente em banheiros públicos e químicos. Mas agora, principalmente neste período de festas de carnaval, a atenção para este tema precisa ser redobrada.





De acordo com dados da Pesquisa Global de Higiene e Saúde, feita pela Essity, de 2022, as medidas de higiene continuam sendo de grande preocupação para a sociedade. Ainda mais em um mundo pós pandemia de COVID-19, em que grande parte das pessoas veem os espaços públicos e os banheiros como lugares de preocupação. 

Em 2020, a pesquisa apontou que mais da metade dos entrevistados evitavam utilizar sanitários públicos por não os considerarem suficientemente higiênicos. No ano seguinte, o número subiu para 66% e na edição de 2022 do estudo, 77% das pessoas se declararam inseguras quanto à higiene destas instalações.

Propagação de infecções

A análise de comportamento também apontou que os brasileiros têm maior preocupação com bons padrões de higiene – porcentagem acima da média global - em espaços públicos Por aqui, 48% das pessoas são mais conscientes sobre higiene e sua importância para evitar a propagação de infecções, enquanto em outros países essa preocupação cai para 39%.





Leia também: 
Carnaval é período de alerta para as infecções sexualmente transmissíveis.

Como a responsabilidade no cuidado da saúde e higiene é de todos ao utilizar espaços públicos e sanitários, a Tork, que pertence ao portfólio da Essity, traz oito dicas para um convívio seguro durante as festas de carnaval e para evitar o contágio em locais públicos:
  1. Evite sentar-se diretamente na superfície do vaso sanitário;
  2. Não utilize banheiros que pareçam sujos ou que tenham uma superfície molhada;
  3. Verifique se a descarga está funcionando e em sua capacidade máxima;
  4. Jogar os papeis higiênicos no lixo;
  5. Não toque em nada diretamente com suas mãos. Use papel higiênico para manusear tudo nos banheiros públicos, desde a chave da porta até a descarga do sanitário;
  6. Lave suas mãos com sabão por pelo menos 20 segundos;
  7. Seque suas mãos com toalhas de papel, de preferência de um dispenser;
  8. Use álcool gel certificado com mais de 70% de etanol, mesmo que você tenha lavado as mãos.

compartilhe