Ah, a adolescência… fase de mudanças, inquietações e descobertas. Há quem sinta saudades e há quem deteste recordar a época, mas todo mundo guarda alguma lembrança divertida ou ao menos embaraçosa do período. Na arte, não faltam tentativas de representar as metamorfoses da juventude, tanto que características como rebeldia, busca por identidade e valorização das amizades são comumente associadas a esse público.
A adolescência
- Necessidades biológicas: sono adequado, consumo de alimentos promotores de saúde e prática de atividade física regular.
- Carteira de imunização atualizada com vacinas contra HPV, meningites bacterianas, difteria, tétano e coqueluche.
- Cautela a comportamentos de risco, como uso de álcool e de substâncias ilícitas. Além disso, o consumo permanece em alerta entre os mais jovens.
- Orientação a respeito de relacionamentos, sexo e sexualidade. Consentimento, proteção, afeto, maneiras de evitar gravidez não desejada e infecções sexualmente transmissíveis são assuntos que devem percorrer todos os momentos da adolescência.
- Zelo pela saúde mental dos adolescentes, que têm mais riscos de desenvolver baixa autoestima, depressão, ansiedade e transtornos alimentares.
- Alerta para excesso de telas e isolamento social. Educação digital menos punitiva e que promova a proatividade dos jovens neste ambiente.
*Para comentar, faça seu login ou assine