Conheça as cores das principais campanhas de saúde no Brasil
A cada 30 dias uma tonalidade se apresenta como guia de vigilância na prevenção de doenças e manutenção da saúde
Estado de Minas27/03/2023 07:53
As cores de alerta. Cada mês tem a sua. A cada 30 dias uma tonalidade se apresenta como guia de vigilância na prevenção de doenças e manutenção da saúde. O movimento colorido de conscientização de determinadas enfermidades e saúde nasceu do desejo de alertar a população sobre o perigo de algumas patologias e incentivar os cuidados, assim como a busca do diagnóstico precoce.
Alguns já estão mais gravados entre a população brasileira: o outubro rosa, o novembro azul, o dezembro laranja. Matizes identificadas com o câncer de mama, de próstata e de pele respectivamente.
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Além deles, há várias cores que aparecem ao longo do ano, com a missão de prevenir e conscientizar as pessoas sobre a saúde física e mental e temas relevantes envolvendo autocuidado, bem-estar, qualidade de vida, direitos, deveres e demais bandeiras que envolvem o guarda-chuva da saúde.
Janeiro Branco – Saúde mental
Mês dedicado à saúde mental, tempo de chamar a atenção e conscientizar as pessoas de que depressão, ansiedade, transtornos alimentares, bipolaridade, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, estresse pós-traumático, transtorno de personalidade Borderline, Burnout e tantas outras enfermidades, que são assuntos sérios e que precisam de atenção e acompanhamento de um profissional da saúde.
Janeiro Roxo – Hanseníase
Mês de conscientização sobre a hanseníase, também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada pelo bacilo Mycobacterium. As ações de divulgação é um alerta, já que dados apontam que o Brasil concentra 90% dos casos na América Latina e ocupa o 2º lugar no ranking mundial, atrás apenas da Índia. Os portadores são vítimas do preconceito e da falta de informação. O tratamento é gratuito na rede púbica de saúde, mas deve começar o mais rápido possível.
Fevereiro Roxo – Alzheimer, fibromialgia e o lúpus
No mês do carnaval, a atenção recai sobre o Alzheimer, fibromialgia e o lúpus. Ter o diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da campanha, que ajuda no controle dos sintomas e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
No mês da mulher, outra campanha de alerta se atém para os sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento da endometriose, doença que afeta milhares de pacientes.
Março Verde – Neuromielite Óptica
Mês de conscientização sobre a neuromielite óptica, doença rara e autoimune do sistema nervoso central que se caracteriza por atingir e destruir os nervos ópticos e da medula espinhal, causando a perda da visão, dificuldade para andar, dormência nos braços e pernas, entre outros. Por muito tempo, ela foi considerada uma doença derivada da esclerose múltipla, e muitos pacientes sofreram danos graves ao fazer o tratamento de EM, já que o mesmo não é recomendado para a NMO e causa sequelas ainda mais graves.
Campanha de prevenção e conscientização sobre a saúde do sangue. Mês para incentivar à doação de sangue que pode salvar vidas. A doação ajuda a todos e pode fazer a diferenças na vida de quem recebe.
Junho Laranja – Anemia e leucemia
O laranja chega para ajudar a difundir informações sobre a anemia e a leucemia, doenças causadas por deficiências nas células sanguíneas.
Julho Amarelo – Hepatites virais
O amarelo aparece de novo entre as cores, mas dessa vez para tratar das hepatites virais. A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.No caso específico das hepatites virais, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D (Delta) e E e têm um impacto na vida da população brasileira, principalmente a hepatite B e C.
Agosto Dourado - Aleitamento materno
O mês de agosto simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio
A força da cor amarelo surge novamente. Agora, carrega a missão de destacar a campanha de prevenção ao suicídio. Tempo de conscientização sobre esse grave problema e formas de evitá-lo. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Dados da OMS também apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, depois de acidentes de trânsito.
Setembro Verde – Doação de órgãos
Período de conscientização e incentivo para a doação de órgãos. Um único doador pode salvar a vida de várias pessoas, já que é possível doar mais de um órgão e tecidos. Entretanto, as filas de espera para receber um órgão ainda são longas e foram agravadas pela pandemia da COVID-19.
Setembro Dourado – Câncer infantojuvenil
Mês marcado pela da campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil para reforçar a importância do acompanhamento pediátrico de rotina e o diagnóstico precoce da doença. No Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
Hora de focar na saúde masculina. O azul é a cor de destaque para o período que tem como objetivo levar os homens a se preocuparem mais consigo mesmos, alerta sobre o câncer de próstata.
Novembro Azul – Diabetes
O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde desde 1991. No mundo, o mês de novembro é marcado por uma série de atividades em prol do diabetes, doença que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes). O símbolo é o círculo azul.
Dezembro Laranja – Câncer de pele
Fim do ano, em pleno verão, tempo de muito sol que pode afetar a saúde da pele. Daí a campanha dedicada ao câncer de pele. É o tumor maligno de maior incidência no Brasil: o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%).
Dezembro Vermelho – Aids
Campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Mês marcado por mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.