Além deles, há várias cores que aparecem ao longo do ano, com a missão de prevenir e conscientizar as pessoas sobre a saúde física e mental e temas relevantes envolvendo autocuidado, bem-estar, qualidade de vida, direitos, deveres e demais bandeiras que envolvem o guarda-chuva da saúde.
Janeiro Branco – Saúde mental
Janeiro Roxo – Hanseníase
Fevereiro Roxo – Alzheimer, fibromialgia e o lúpus
Março Lilás – Câncer do colo do útero
Março Amarelo – Endometriose
Março Verde – Neuromielite Óptica
Abril Azul – Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Maio Vermelho - Câncer de boca
O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios e a estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. No Brasil, é o quinto mais frequente em homens, ocorrendo principalmente a partir dos 40 anos de idade.Junho Vermelho – Incentivo à doação de sangue
Junho Laranja – Anemia e leucemia
Julho Amarelo – Hepatites virais
Agosto Dourado - Aleitamento materno
O mês de agosto simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio
Setembro Verde – Doação de órgãos
Período de conscientização e incentivo para a doação de órgãos. Um único doador pode salvar a vida de várias pessoas, já que é possível doar mais de um órgão e tecidos. Entretanto, as filas de espera para receber um órgão ainda são longas e foram agravadas pela pandemia da COVID-19.
*Para comentar, faça seu login ou assine