Dia 31 de março é o Dia da Saúde e Nutrição, e quando se fala em assuntos relacionados a esses dois temas, qualidade de vida e alimentação saudável se destacam. Porém, diante de uma rotina agitada, muitas vezes, colocar esses conceitos em prática acaba ficando inviável.





Segundo a nutricionista parceira da Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, Fernanda Larralde, especializada em nutrição esportiva, saúde da mulher e fitoterapia, é importante priorizar a ingestão diária de alimentos saudáveis e funcionais, pois eles proporcionam além dos nutrientes básicos, como carboidratos, proteínas, gorduras, agregam compostos bioativos que promovem a saúde.

"Os alimentos funcionais são caracterizados por vários benefícios à saúde além do valor nutricional de sua composição química e podem ter um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônico-degenerativas, como câncer e diabetes e para que esses alimentos tenham o efeito adequado, é fundamental combiná-los com uma alimentação que inclua o consumo diário de vegetais, frutas, grãos integrais e carnes magras," afirma Fernanda Larralde.


Aderir novos hábitos físicos e alimentares saudáveis pode prevenir múltiplos fatores de risco, como obesidade, pressão alta e alterações nos níveis de açúcar e colesterol no sangue. O consumo regular de alimentos industrializados hipercalóricos (fast food, refrigerantes, salgadinhos, sanduíches, bebidas alcoólicas etc.), bem como práticas como pular refeições e o baixo consumo de frutas e verduras, são prejudiciais à saúde.



Leia também: Salgadinho é mais barato que fruta: subsidiados no Brasil, ultraprocessados causam 57 mil mortes no país, diz estudo

Saúde e bem-estar: prioridade mundial

A nutrição é um ponto fundamental na vida de uma pessoa, desde o nascimento até a velhice, em todas as fases da vida. Pensar nesse assunto é descobrir a tamanha importância de profissionais capacitados, como os nutricionistas, que podem auxiliar no processo e no suporte da adequação de um estilo de vida mais saudável, proporcionando, saúde plena e bem-estar. 

A busca por bem-estar e saúde será uma prioridade mundial em 2023, e no Brasil não será diferente. É o que revela a Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WW, reconhecida globalmente por seu programa de perda de peso, em parceria com o Instituto Kantar, que ouviu 14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países.
 
Leia também:  Alimentação saudável: alimentos que parecem saudáveis, mas não são.



 
Feita com o objetivo de compreender as tendências e comportamentos da sociedade com relação a hábitos saudáveis, a pesquisa apontou que, entre os brasileiros, 91% estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de 78%; 65% querem melhorar a saúde física; 63% buscam melhorar a saúde mental e emocional; 56% procuram melhorar a autoestima e confiança; e 44% consideram o cuidado com a saúde e bem-estar um facilitador para a vida cotidiana.

"É importante considerar que os efeitos terapêuticos dos alimentos funcionais são anulados quando os hábitos alimentares são desequilibrados. O ideal é que a rotina diária seja harmônica e completa, desde a alimentação saudável e funcional até a prática de exercícios físicos regulares," acrescenta a nutricionista.

Alimentos ricos em compostos funcionais

Há uma lista de alimentos saudáveis diferenciados, ricos em compostos funcionais, ideais para compor a rotina alimentar, que facilmente podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, como a Bio Mundo. 



  1. Isoflavonas: tem Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer e são encontrados na soja e derivados
  2. Catequinas: reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico. Presentes no chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
  3. Flavonóides: atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante. Encontratos na soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, cacau.
  4. Fibras solúveis einsolúveis: reduz risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade. Estão nos cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca.
  5. Lignanas: inibição de tumores hormônio-dependentes. Presente na linhaça, noz moscada.
  6. Probióticos – Bífidobacterias e Lactobacilos: favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon. Estão nos leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.
  7. Ácidos graxos, fibras e antioxidantes: podem agir no organismo reduzindo o colesterol total; estimulam o bom funcionamento do intestino; protegem as células contra os radicais livres. Estão nas nozes, castanhas, amêndoas, entre outros. São sementes comestíveis, ricas em óleo e com alto teor de gordura, de plantas.

compartilhe