A gripe é uma doença que pode ser extremamente perigosa, especialmente para pessoas com maior risco de complicações, como idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com condições médicas crônicas. Por isso, a vacinação contra a gripe é altamente recomendada para proteger as pessoas contra a doença e suas consequências.




 
A médica e diretora da clínica de vacinas Salus Imunizações, Marcela Rodrigues, explica que além de ajudar a prevenir a gripe, a vacinação contra a gripe pode ter outros benefícios para a saúde, como reduzir o risco de infarto. Isso acontece porque a gripe pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como o infarto, especialmente em pessoas com maior risco de doenças cardíacas, como idosos, diabéticos e pessoas com pressão alta.
 
Leia também:  Gripe aviária: vírus H5N1 preocupa cientistas e pode causar nova pandemia.

Um estudo realizado em Taiwan mostrou que a vacinação contra a gripe reduziu o risco de AVC em cerca de um terço entre os idosos. Outro estudo realizado em um hospital nos Estados Unidos mostrou que a vacinação contra a gripe estava associada a uma redução significativa no risco de AVC em pacientes com diabetes.

Estudo

Outro estudo de 2018 mostrou que a vacinação contra a gripe estava associada a uma redução significativa no risco de infarto agudo do miocárdio (IAM) em pessoas com mais de 35 anos de idade. Outro estudo, realizado em 2019, mostrou que a vacinação contra a gripe reduziu o risco de eventos cardiovasculares em pacientes com doenças cardiovasculares preexistentes.




 
Leia também: Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina tetravalente contra influenza.

A médica Marcela Rodrigues explica que a vacinação contra a gripe tem outros benefícios à saúde, como reduzir o risco de infarto

(foto: Arquivo Pessoal)
“Quando uma pessoa é infectada com o vírus da gripe, seu corpo produz uma resposta inflamatória para combater a infecção. No entanto, essa resposta inflamatória pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de coágulos sanguíneos, o que pode levar a um infarto ou derrame.” informa Marcela Rodrigues.

Por outro lado, a vacinação contra a gripe pode ajudar a reduzir o risco de infarto, pois evita a infecção pelo vírus da gripe e a consequente resposta inflamatória do corpo. Além disso, a vacina da gripe também pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, outro fator de risco para doenças cardíacas. 

Saúde do coração

É importante ressaltar que a vacinação contra a gripe não é a única medida para prevenir problemas cardiovasculares. É fundamental manter hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e evitar o tabagismo. Além disso, é importante fazer exames regulares para avaliar a saúde do coração e seguir as orientações médicas em relação ao uso de medicamentos para controlar a pressão arterial e outros fatores de risco.
 
“Se tem preocupações sobre a vacinação contra a gripe ou qualquer outra vacina, é importante conversar com seu médico para obter informações precisas e esclarecer suas dúvidas. A vacinação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças e manter a saúde em dia. Não deixe de proteger-se e proteger aqueles que você ama", alerta a médica.

compartilhe