casal discutindo, mulher de costas para namorado

Ao retomar um relacionamento é possível contornar a situação tendo honestidade e empatia

Unsplash/Divulgação
  Já não é novidade que só o amor em si não sustenta uma relação, e que é preciso outras condicionais para que o casal continue juntos, como companheirismo, confiança e, acima de tudo, respeito. E dentro dessa dinâmica, é possível que muitas relações, mesmo ainda tendo muito amor, sejam deterioradas pela falta de comunicação ou por algum outro pilar importante. 

“Pensar em voltar com o ex é algo bem delicado, porque tem o risco de negociar uma atitude inegociável. É importante saber o motivo que levou à separação e, dependendo da situação, buscar estratégias para consertar e reatar com a pessoa amada. E por se tratar de um retorno, é sempre bom mudar as atitudes e ter cuidado com os possíveis gatilhos, sobretudo quando ainda é recente”, disse Henri Fesa, especialista em relacionamentos e representante da Casa das Magias.

Quando o fim da relação se dá por conta da má comunicação, é comum casais buscarem alternativas para reatarem a união, seja através do diálogo ou até mesmo da espiritualidade. Na Casa das Magias, muitas pessoas buscam o casamento espiritual, trabalho destinado para aqueles que estão enfrentando dificuldades no casamento/relação e querem se blindar da negatividade e criar energias boas para viverem em harmonia e felicidade.
 
 
Pensando em ajudar quem deseja voltar com ex, Henri Fesa dá 5 dicas do que fazer. Confira:

1. Entenda o que, de fato, aconteceu

"Antes de tudo, incluindo o primeiro contato com ex, saiba o que, de fato, ocorreu. Entenda a situação deixando de lado seus sentimentos, pois algumas atitudes ultrapassam a toxicidade e não vão te fazer bem, mesmo com pedido de desculpas. Se ainda enxerga a verdade na outra pessoa e considera que os conflitos podem ser superados, é válido pensar na possibilidade de mandar uma mensagem e pedir pra conversar."

2. Evite indiretas

Qualquer tipo de falha de comunicação vai ser prejudicial e desonesto nesse momento, que é delicado. Seja franco, direto e fiel ao que está sentido, sem indiretas e muito menos ironias.
"Diante das nossas responsabilidades, traumas, cobranças e tudo que possa nos conturbar mentalmente, procure ter escuta ativa. Escutar para entender, não para responder, por mais que algum assunto seja para algo fútil".


4. A espiritualidade pode ser uma alternativa

As energias negativas podem afetar a vida amorosa e uma das melhores formas para enfrentar esse retorno ou uma crise no casamento é com a ajuda espiritual. A realização do Casamento Espiritual, por exemplo, proporciona boas vibrações, energias positivas e bloqueia tudo que possa interferir negativamente na união de um casal, fazendo voltar a ser como no início, com mais amor, respeito e reciprocidade. Se já estiver separado do seu amor, a amarração amorosa pode lhe ajudar. Tudo feito de forma coerente e com a aceitação espiritual.


5. Proponha novas experiências

"Qualquer atividade diferente em casal é bem-vinda nesse retorno. Proponha uma viagem, um passeio ou alguma experiência nova. Tudo que tenha leveza pode ajudar a ressignificar a relação".