Recém-chegada ao país e considerada um tratamento promissor no combate ao câncer hematológico, a terapia CAR-T já está disponível em Minas Gerais. O cancer center Oncobio, do Grupo Oncoclínicas, é a primeira instituição privada do estado a fazer a técnica inovadora que pode transformar o tratamento de tumores hematológicos e pavimentar os caminhos para a cura da doença.



O procedimento bem-sucedido foi feito em uma paciente com linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer do sangue que acomete os glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo (sistema linfático).  
 
Segundo o médico Renato Cunha, onco-hematologista e líder do programa de Terapia Celular, que inclui o CAR-T, do Grupo Oncoclínicas, a terapia é baseada em células T de receptores de antígenos quiméricos (do acrônimo em inglês CAR), e consiste em usar células do próprio paciente e modificá-las geneticamente em laboratório para combater o câncer. As células de defesa do corpo alteradas introduzem receptores capazes de reconhecer o tumor e atacá-lo de forma contínua e específica.
 
Leia também: Casos de linfoma não-Hodgkin dobraram no Brasil nas duas últimas décadas. 

No Brasil, poucos centros oncológicos têm as certificações necessárias para a técnica devido à sua complexidade e necessidade de alta especialização.

A expertise dos médicos hematologistas do Oncobio e a parceria exclusiva na América Latina com a Dana-Farber Cancer Institute, da Harvard Medical School, somadas à infraestrutura de excelência, garantem ao cancer center de Minas Gerais esse tipo de tratamento com segurança.
 
Leia também:  Nova vacina pode tratar e prevenir o câncer, usando células ativas.

A Oncoclínicas, atualmente, tem 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua. 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, fazendo mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022).

 

compartilhe