SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses.
A nova recomendação começa a valer a partir da próxima segunda-feira (15), informou a pasta ao UOL.
A campanha nacional de imunização contra o vírus começou no dia 10 de abril. Como o Ministério da Saúde disse no início da campanha, as aplicações começariam primeiro com grupos prioritários.
Leia também: Influenza: entenda as diferenças entre as vacinas tri e tetravalente.
PRECISA TOMAR A VACINA DA GRIPE TODOS OS ANOS?
Sim. Todos os anos, a vacina da gripe é atualizada conforme as cepas mais circulantes no hemisfério Sul no ano anterior, segundo o monitoramento da OMS (Organização Mundial da Saúde).
POR QUE ISSO É NECESSÁRIO?
Porque a gripe é causada pelo vírus influenza, que se divide em três tipos (A, B e C), sendo que os tipos A e B são os de maior importância clínica. Eles sofrem mutações frequentes e são responsáveis pelas epidemias sazonais da doença.
Leia também: COVID e gripe: vacina combinada tem alta resposta imune, diz estudo.
QUAIS OS RISCOS DE NÃO TOMAR A VACINA DA GRIPE?
A imunização contra a gripe é a melhor medida de prevenção, pois ela estimula o nosso sistema imunológico a produzir células de defesa contra o vírus.
Quem não se vacina contra a gripe, especialmente as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e prioritários, pode necessitar de assistência hospitalar.