Emílio Surita, apresentador do programa Pânico da rádio Jovem Pan, foi hospitalizado às pressas no Hospital São Luiz, localizado na Zona Sul de São Paulo. A notícia foi revelada pelo jornalista Odair Del Pozzo na noite de terça-feira (16). Hoje (17), no programa, o apresentador confirmou que está lutando contra um câncer.
Segundo informações divulgadas por Del Pozzo em vídeo no seu canal do YouTube, Surita foi diagnosticado com câncer no intestino e precisou passar por uma cirurgia complexa. O apresentador teria ficado uma semana na ala oncológica do hospital e, atualmente, estaria em um quarto se recuperando.
Em relação à programação da rádio, a última edição do Pânico comandada por Emílio Surita ocorreu no dia 5 de maio, uma sexta-feira. Desde então, o humorista Daniel Zukerman assumiu a apresentação do programa.
Mesmo nas situações nas quais o pólipo já se tornou um câncer, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura, conforme explica Diesica Nalena Prochnow, coloproctologista do Eco Medical Center. “O tratamento depende do estadiamento do tumor, ou seja, o quanto ele já se espalhou pelo corpo. Em alguns casos iniciais é possível fazer a remoção (ressecção) por colonoscopia ou por cirurgia minimamente invasiva. Já quando o tumor está mais avançado, além de cirurgias abdominais maiores, o paciente pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia".
LEIA MAIS: Mortes precoces por câncer de intestino crescerão 10% até 2030 no Brasil
A demora em fazer o exame para identificação do câncer permite que ele cresça e se espalhe. “Pode levar células cancerígenas para outros órgãos, como pulmão, fígado, ossos… E quando isso acontece é muito difícil o tratamento, pois trata-se de uma doença metastática, onde a cura é bem difícil de ser conquistada”.